Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7066
Título: | USO DE JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
Título(s) alternativo(s): | USE OF DIDACTIC GAME AS A FACILITATING TOOL FOR THE BIOLOGY TEACHING |
Autor(es): | ALVES, Ana Paula de Sousa |
Palavras-chave: | Ensino de genética; Metodologia ativa; Mutações Teaching genetics; Active methodology; Mutations |
Data do documento: | 25-Mai-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Mesmo sendo uma área instigante, o ensino de Biologia muitas vezes necessita de motivação adicional em decorrência da prática docente tradicional não está vinculada à realidade e não estimula o pensamento crítico dos alunos. A utilização dos jogos didáticos é um excelente recurso para complementar o ensino tradicional, de modo a motivar a interação e aumentar o interesse dos alunos pelo assunto proposto. Assim, objetivou-se avaliar os efeitos do uso do jogo “Mira de Mutações Aneuplóides - MMA” como uma ferramenta pedagógica na aprendizagem de conteúdos sobre mutações gênicas e cromossômicas, no ensino de Biologia. A pesquisa consistiu em um estudo de campo, de caráter qualitativo, envolvendo 25 alunos da 2ª série do ensino médio e um professor, o trabalho foi dividido em quatro etapas. A etapa I se deu através da aplicação de um questionário diagnóstico sobre o conteúdo “mutações”; na etapa II foi realizada uma aula expositiva dialogada; as etapas III e IV referiram-se à apresentação e aplicação do jogo na turma, respectivamente. A partir do uso de jogos didáticos os alunos são motivados a desenvolver diversas habilidades, os conteúdos de genética são mais atrativos quando trabalhados em forma de jogos e a adesão desta metodologia deveria ser mais presente nas aulas de Biologia. O jogo “Mira de Mutações Aneuplóides-MMA” é eficiente quando utilizado em sala de aula como recurso didático para aulas de Biologia por permitir que os alunos aprendessem conceitos mais complexos de mutações gênicas e cromossômicas através de uma atividade lúdica e atrativa. O baixo custo, aliado a facilidade de aplicação e utilização para diversas finalidades, torna o jogo “Mira de Mutações Aneuplóides-MMA” como um importante recurso didático a ser adotado por professores que fogem da prática tradicional. |
Descrição: | Even though it is a stimulating field, the practice of teaching Biology often requires additional motivation due to the traditional teaching methods not being linked to reality and failing to stimulate students' critical thinking. The use of educational games is an excellent resource to complement traditional teaching in order to encourage interaction and increase students' interest in the subject matter. Therefore, the objective was to evaluate the effects of using the game "Mira de Mutações Aneuplóides - MMA" as a pedagogical tool in learning about gene and chromosomal mutations in Biology education. The research consisted of a qualitative field study involving 25 students from the 2nd grade of high school and one teacher, divided into 4 stages. Stage I involved the administration of a diagnostic questionnaire on the topic of "mutations"; in Stage II, a dialogic expository lesson was conducted; Stages III and IV involved the presentation and application of the game in the class, respectively. Through the use of educational games, students are motivated to develop various skills, and genetics content becomes more engaging when presented in the form of games. The adoption of this methodology should be more prevalent in Biology classes. The game "Mira de Mutações Aneuplóides - MMA" proved to be effective when used in the classroom as a teaching resource for Biology classes, as it allows students to learn complex concepts of gene and chromosomal mutations through a playful and engaging activity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7066 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC___ANA_PAULA_DE_SOUSA_ALVES.pdf | TCC de Graduação | 394,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.