Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Aníbal Lucas Meneses da-
dc.date.accessioned2023-10-16T14:24:17Z-
dc.date.available2023-10-16T14:24:17Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7068-
dc.descriptionThe use of diversified practices in Botany teaching has been increasingly addressed in academic research, in search of ways to stimulate students' curiosity and awaken their interest in new knowledge. In this context, playfulness has been pointed out among the methodologies for teaching/learning in the school environment, as it allows approaching the contents in a more pleasant way for all those involved in the process. Based on this assumption, this research was developed with the aim of verifying the importance of playfulness for learning botany content in Elementary School, through the implementation of Didactic Sequence (SD), including an educational game. This study was carried out with a group of the 8th year of elementary school at a school in the municipality of Chapadinha - MA and with that the development of this study allowed the students to develop a certain curiosity in exploring the different environments, collaborating for the students to learn and know the environmental diversity, shaping the awareness and training of future citizens.pt_BR
dc.description.abstractO uso de práticas diversificadas no ensino de Botânica vem sendo cada vez mais abordado nas pesquisas acadêmicas, em busca de meios para estimular a curiosidade dos alunos e despertar neles o interesse por novos conhecimentos. Neste contexto, a ludicidade tem sido apontada dentre as metodologias para o ensino/aprendizagem no âmbito escolar, pois permite abordar os conteúdos de maneira mais prazerosa para os todos os envolvidos no processo. Com base nesse pressuposto, desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de verificar a importância da ludicidade para aprendizagem dos conteúdos de botânica no Ensino Fundamental, por meio da realização de Sequência Didática (SD), incluindo um jogo educativo. Este estudo foi realizado com uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Chapadinha – MA e com isso o desenvolvimento deste estudo possibilitou que os alunos desenvolvessem uma certa curiosidade em explorar os diversos ambientes, colaborando para que os alunos aprendam e conheçam a diversidade ambiental, moldando a sensibilização e a formação dos futuros cidadãos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectLudicidade;pt_BR
dc.subjectMetodologias Alternativaspt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectLudicity;pt_BR
dc.subjectAlternative Methodologiespt_BR
dc.titleATIVIDADE LÚDICA DE BOTÂNICA PARA O ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.title.alternativePLAYFUL BOTANY ACTIVITY FOR FUNDAMENTALS TEACHINGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.typeTrabalho sob sigilo. Prazo previsto para disponibilização total: 30/12/2024. Motivo do sigilo: Revista de Ensino SBEnBio, pede sigilo até que seja publicado primeiramente na revista online no decorrer do ano de 2023.pt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELEMENTOS_PRE___TEXTUAIS____ANIBAL_LUCAS_MENESES_DA_SILVA.pdfTCC de Graduação171,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.