Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7069
Título: LEI LUCAS: RELEVÂNCIA PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CHAPADINHA-MA
Título(s) alternativo(s): LUCAS LAW: RELEVANCE FOR NETWORK EDUCATION PROFESSIONALS MUNICIPAL PUBLIC OF CHAPADINHA-MA
Autor(es): CARDOSO, Adrielle de Barros
Palavras-chave: Escola;
Formação dos Professores;
Primeiros Socorros
School;
Teacher Training;
Fir
Data do documento: 20-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O objetivo desse estudo foi em diagnosticar o estado de conhecimento de profissionais da área de educação, sobre primeiros socorros em ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, onde foram realizadas entrevistas através da aplicação de questionário com 14 perguntas abertas e fechadas sobre o uso de primeiros socorros, para 54 professores que lecionam em 5 escolas da rede municipal da cidade de Chapadinha-MA e logo após foi ministrado um minicurso sobre primeiros socorros. De acordo com os resultados da pesquisa foi constatado que a maioria dos professores da rede municipal participantes da pesquisa são do sexo feminino, e em relação ao nível de escolaridade, 15 possuem o ensino médio, 19 graduação e 19 pós-graduação, que a maioria deles não teve nenhum tipo de treinamento acerca do uso dos primeiros socorros ao longo da sua formação acadêmica e nem na escola em que trabalham, porém necessitam ser orientados e treinados para que possam aprender a agir diante de possíveis situações de urgência e emergência. E os principais pontos destacados na realização do minicurso em PS foram: o baixo nível de aptidão para a realização de procedimentos de PS, que alguns participantes reconhecem a importância de conhecimento e da capacitação em PS dentro da escola. A boa desenvoltura com relação aos demais participantes que tem alguma capacitação ou noções básicas de PS, que alguns participantes apresentam PS agregados a conhecimentos populares, que os participantes apresentam Baixo Nível de reconhecimento de materiais básicos / equipamentos importantes.
Descrição: The objective of this study was to diagnose the state of knowledge of professionals in the field of education about first aid in the school environment. This is a field research with a qualitative and quantitative approach, where interviews were carried out through the application of a questionnaire with 14 open and closed questions about the use of first aid, for 54 teachers who teach in 5 municipal schools in the city of Chapadinha-MA and soon after a short course on first aid was given. According to the results of the research, it was found that most teachers from the municipal network participating in the research are female, and in relation to the level of education, 15 have secondary education, 19 undergraduate and 19 postgraduate, which the majority One of them did not have any type of training on the use of first aid throughout their academic training or at the school where they work, but they need to be guided and trained so that they can learn to act in the face of possible urgent and emergency situations. And the main points highlighted in carrying out the short course in PS were: the low level of aptitude for carrying out SP procedures, which some participants recognize the importance of knowledge and training in PS within the school. The good resourcefulness in relation to the other participants who have some training or basic notions of PS, that some participants present PS added to popular knowledge, that the participants present a Low Level of recognition of basic subjects / important equipment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7069
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELEMENTOS_PRE___TEXTUAIS___ADRIELLE_DE_BARROS_CARDOSO.pdfTCC de Graduação216,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.