Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7076
Título: DISTANCIAMENTO SOCIAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLAS LOCALIZADAS NO MUNÍCIPIO DE CHAPADINHA-MA
Título(s) alternativo(s): SOCIAL DISTANCING AND THE TEACHING OF SCIENCE AND BIOLOGY IN SCHOOLS LOCATED IN THE MUNICIPALITY OF CHAPADINHA-MA
Autor(es): CARDOSO, Eric Isaac Nunes
Palavras-chave: Covid-19;
Docência;
Ensino remoto;
Impactos
Covid-19;
Teaching;
Remote teaching;
Impacts
Data do documento: 7-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A pandemia da COVID-19 afetou drasticamente a sociedade, pois o distanciamento social sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou o comportamento de vários setores da sociedade, resultando no fechamento das escolas, com impactos no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho teve como objetivo compreender os impactos da pandemia COVID-19 na educação básica no município de Chapadinha-MA, na perspectiva dos docentes nas disciplinas de Ciências e Biologia de escolas públicas e privadas do município de Chapadinha – MA. Os dados do estudo foram obtidos através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram organizados e analisados em tabelas, gráficos e estruturados com auxílio do Excel. Os resultados obtidos mostram que a transição do ensino presencial para o remoto trouxe um acúmulo de prejuízos na aprendizagem dos conteúdos de Ciências e Biologia.
Descrição: The COVID-19 pandemic has drastically affected society, as the social distancing suggested by the World Health Organization (WHO) has changed the behavior of various sectors of society, resulting in the closure of schools, with impacts on the development of the teaching-learning process. This project aimed to verify the impacts of the COVID-19 pandemic on basic education in the municipality of Chapadinha-MA, from the perspective of teachers in the Science and Biology disciplines of public and private schools in the municipality of Chapadinha - MA. The study data were obtained through the application of questionnaires with open and closed questions. Data were organized and analyzed in tables, graphs, and word clouds, with the help of Excel and Iramuteque. The results obtained show that the transition from face-to-face to remote learning brought an accumulation of losses in the learning of Science and Biology contents.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7076
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___ERIC_ISAAC_NUNES_CARDOSO.pdfTCC de Graduação798,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.