Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Antonio Carlos Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T18:48:28Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T18:48:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7083 | - |
dc.description.abstract | Resumo O presente artigo trata sobre a percepção de uma professora de Ciências Naturais dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de CodóMA sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica-Saeb. A pesquisa foi realizada entre o período de agosto e setembro de 2022 e contou com a participação da única professora de Ciências Naturais da Escola Municipal Talmir Quinzeiro em Codó. Esse trabalho foi realizado em colaboração com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GEPESPO) da Universidade Federal do Maranhão do Curso Interdisciplinar de Ciências Naturais/ Biologia. A metodologia do artigo fundamentase em uma pesquisa qualitativa com a utilização de entrevista estruturada desenvolvida com a professora da escola, tendo como foco de análise o materialismo histórico dialético, compreendendo o contexto escolar e suas contradições a partir da exigência das avaliações externas. Os resultados apontam que a escola desenvolve atividades preparatórias técnicas com foco apenas em Língua Portuguesa e Matemática, objetivando uma melhor colocação estatística e a competição entre instituições de ensino reverberando na ausência de uma formação pedagógica avaliativa que dialogue com outros componentes curriculares, e subsidie a melhoria da qualidade educacional do município. Essa pesquisa contribui para a necessidade pontual de uma concepção de avaliação formativa, lugares de diálogo entre a escola e a Universidade, quer por meio dos grupos de estudos, quer pela inclusão de componentes curriculares como Gestão educacional nos projetos políticos de cursos de licenciatura como uma política de formação inicial e continuada de professores/as para a educação básica pública.___Abstract This article deals with the perception of a Natural Sciences teacher in the final years of elementary school at a public school in the city of Codó-MA about the Basic Education Assessment System-Saeb. The research was carried out between August and September 2022 and included the participation of the only Natural Sciences teacher at Escola Municipal Talmir Quinzeiro in Codó. This work was carried out in collaboration with the Study and Research Group on Educational Policies (GEPESPO) of the Federal University of Maranhão of the Interdisciplinary Course in Natural Sciences/Biology. The methodology of the article is based on qualitative research using a structured interview developed with the school teacher, focusing on dialectical historical materialism, understanding the school context and its contradictions based on the requirement of external evaluations. The results indicate that the school develops technical preparatory activities focusing only on Portuguese Language and Mathematics, aiming for better statistical placement and competition between educational institutions, reverberating in the absence of evaluative pedagogical training that dialogues with other curricular components, and subsidizes improvement of the educational quality of the municipality. This research contributes to the specific need for a conception of formative assessment, places for dialogue between the school and the University, either through study groups or through the inclusion of curricular components such as Educational Management in the political projects of undergraduate courses as a initial and continuing teacher training policy for public basic education. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | avaliação; | pt_BR |
dc.subject | formação inicial e continuada; | pt_BR |
dc.subject | Ciências Naturais; | pt_BR |
dc.subject | SAEB; | pt_BR |
dc.subject | evaluation; | pt_BR |
dc.subject | initial and continuing education; | pt_BR |
dc.subject | Natural Sciences; | pt_BR |
dc.subject | Saeb . | pt_BR |
dc.title | O SAEB a partir do olhar de uma professora de ciências naturais de uma escola municipal de Codó-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | SAEB from the perspective of a natural science teacher from a municipal school in Codó-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonio_Carlos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.