Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7084
Título: Dialogando sobre biotecnologia em Timbiras (MA): relato de experiência extensionista
Título(s) alternativo(s): Dialogue about biotechnology in Timbiras (MA): report of extension experience
Autor(es): SILVA, José Francisco de Sousa da
SANTOS, Maria Da Conceição da Silva dos
Palavras-chave: COVID-19;
ensino híbrido;
genética;
COVID-19;
hybrid teaching;
genetics.
Data do documento: 19-Mai-2022
Resumo: RESUMO: O presente relato de experiência retrata o projeto de extensão “Dialogando sobre Biotecnologia em Timbiras (MA)”, realizado no formato híbrido devido à propagação da Covid-19. O projeto visou apresentar e discutir temas relacionados à Biotecnologia com estudantes do 1º ano (Turno Vespertino) e do 2º ano (Turno Matutino) do Ensino Médio do Centro de Ensino Educacional Paulo Freire em Timbiras (MA). O projeto foi dividido em seis etapas e ocorreu durante todo o ano de 2021. Na Etapa 1, foi realizado um treinamento com os estudantes extensionistas acerca das temáticas a serem trabalhadas e do uso de mídias digitais. Na Etapa 2, apresentou-se o projeto para os alunos e foi realizada uma avaliação diagnóstica com alunos que aceitaram participar do projeto. Nas Etapas 3 e 4, foi realizado o ciclo de palestras e duas oficinas, respectivamente. Na Etapa 5, foram sugeridos filmes sobre Biotecnologia que fomentariam os debates finais e na etapa 6, ocorreu uma roda de conversa sobre Bioética a partir de textos previamente selecionados. Durante as discussões, os alunos se mostram engajados e interessados em participar ativamente do projeto, os temas que repercutiram mais foram os testes de paternidade, clonagem e terapia gênica. Projetos de extensão, como esse, levam à comunidade conhecimentos obtidos no ambiente universitário são de suma importância para todos que participam.__ABSTRACT: This experience report presents the extension project "Dialoguing on Biotechnology in Timbiras (MA)", carried out in hybrid format due to the spread of Covid-19. The project aimed to present and discuss topics related to Biotechnology with students of the 1st year (Afternoon Shift) and 2nd year (Morning Shift) of the Paulo Freire Educational Education Center in Timbiras (MA). The project was divided into six stages in the year 2021. In Stage 1, a training was conducted with extension students about the themes to be worked on and the use of digital media. In Stage 2, the project was presented to the students and a diagnostic evaluation was performed with students who agreed to participate in the project. In Stages 3 and 4, the lecture cycle and two workshops were held, respectively. In Step 5, we suggested films on Biotechnology that would foster the final debates and in Step 6, there was a conversation wheel on Bioethics from previously selected texts. During the discussions, the students are engaged and interested in actively participating in the project, the themes that had the most effect was paternity tests, cloning and gene therapy. Extension projects, as this, bring to the community knowledge obtained in the university environment are of paramount importance for all who participate.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7084
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Francisco_e_Maria_da_Conceicao.pdfTrabalho de Conclusão de Curso836,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.