Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7087
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise a partir de livros didáticos de Geografia do 7º ano
Título(s) alternativo(s): ENVIRONMENTAL EDUCATION IN ELEMENTARY EDUCATION: an analysis based on 7th grade Geography textbooks
Autor(es): SANTOS, Joelma Moura
Palavras-chave: Ensino de Geografia;
Educação Ambiental;
PCNs;
Conscientização de indivíduos
Geography Teaching;
Environmental Education;
PCN;
Awareness of Individuals
Data do documento: 29-Ago-2023
Editor: UFMA
Resumo: A Educação Ambiental, como parte integradora do currículo escolar, é indispensável para a melhoria e qualidade de vida tanto para o ser humano, quanto para o ecossistema em geral. Aliado a isso, a ciência geográfica apresenta-se como um instrumento capaz de conscientizar o aluno sobre sua realidade global. Bem como, discutir a dinâmica da relação homeme natureza e apontar para algumas consequências, que principalmente resultam na degradação ambiental. Diante disso, os conteúdos, métodos e avaliações presentes no currículo escolar precisam ser definidos de acordo com a realidade vivenciada pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar de que forma os conteúdos de Educação Ambiental estão sendo trabalhados nos livros didáticos de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para a coleta de dados e informações, buscando oferecer um suporte teórico plausível para a elaboração da dissertação. O trabalho foirealizado em 3 etapas, onde a primeira etapa consistiu na revisão bibliográfica referente o temada Educação Ambiental, buscando analisar sua importância, bem como suas contribuições no Ensino Fundamental. A segunda etapa voltou-se para uma análise de três livros didáticos de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental. E, por fim, a terceira etapa consiste em um apanhado geralsobre o que foi analisado, buscando relacionar osresultados obtidos com o ideal de aprendizado que deve ser transmitido através do livro didático de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Constituição Federal (CF) de 1988. Evidenciou-se que as abordagens didáticas e metodológicas apresentadas pelos três livros didáticos em questão estão de acordo com aquelas sugeridas pelos PCNs e a CF de 1988. Portanto, conclui-se que os livros didáticos analisados foram confeccionados respeitando os propostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Descrição: Environmental Education, as an integral part of the school curriculum, is indispensable for the improvement and quality of life for both human beings and the ecosystem in general. Allied to this, geographic science presents itself as an instrument capable of making students aware of their global reality. As well as, Geography discusses the dynamics of the relationship man and nature and pointing to some consequences, which mainly result in environmental degradation. Therefore, the contents, methods and evaluations present in the school curriculum need to be defined according to the reality experienced by the students. The general objective of this work wasto analyze how the contents of Environmental Education are being worked on in Geography textbooks for the 7th year of Elementary School. As for the methodology, bibliographical research was used to collect data and information, seeking to offer a plausible theoretical support for the elaboration of the dissertation. The work was carried out in 3 stages, where the first stage consisted of a bibliographical review regarding the theme of Environmental Education, seeking to analyze its importance, as well as its contributions in Elementary Education. The second stage turned to an analysis of three Geography textbooks for the 7th year of Elementary School. And, finally, the third stage is based on an overview of what was analyzed, seeking to relate the results obtained with the ideal of learning that must be transmitted through the textbook in accordance with the National Curriculum Parameters (PCNs) and the Federal Constitution (CF) of 1988. It was evidenced that the didactic and methodological approaches presented by the three textbooks in question are in accordance with those suggested by the PCNs and the CF of 1988. Therefore, it is concluded that the textbooks analyzed were made respecting the proposals of the National Curriculum Parameters.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7087
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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