Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7091
Título: Uso de zeólita na abordagem CTSA como tema contextualizador no novo ensino médio
Título(s) alternativo(s): Use of zeolite in the CTSA approach as a contextualizing theme in the new high school
Autor(es): MARTINS, Jaynne dos Santos
Palavras-chave: zeólitas;
CTSA;
novo ensino médio;
zeolites;
CTSA;
new high school.
Data do documento: 21-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Com a implantação do Novo ensino Médio no Brasil, surgiu a necessidade de novos métodos para trabalhar o ensino de química e a parte diversificada do currículo, que tem como foco discorrer sobre tratamento didático juntamente a temática da realidade em que rodeia os alunos, ou seja, trazer uma relação teórica e prática de ensino. Portanto, apresenta-se uma metodologia de contextualização organizada que relaciona as zeólitas e suas características especiais de material microporoso e suas aplicações diversas em conjunto com alguns conteúdos didáticos de química trabalhados no ensino médio, tais como elementos químicos, tabela periódica, ligações químicas, geometria molecular e forças intermoleculares. Essa metodologia foi aplicada em uma escola de ensino médio, na 1° série, os dados foram medidos através de avaliações quantitativas e qualitativas de modo que se obteve-se um resultado satisfatório dessa metodologia, onde os alunos apresentaram uma visão diferenciada e interesse em relação aos conteúdos trabalhados em química quando tentavam elucidar dúvidas sobre as características da própria zeólita relacionando facilmente a sua estrutura com as ligações químicas e geometria. Nessa perspectiva, este estudo traz uma metodologia de ensino e propostas de experimentos a serem trabalhados com materiais alternativos, onde será usado materiais zeolíticos, aluminossilicatos cristalinos, suas inúmeras aplicações e as relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para contextualizar o ensino da ciência, desenvolvendo com os alunos conhecimento científico e associando-os a prática cotidiana.__Abstract With the implementation of the New High School in Brazil, the need for new methods to work on the teaching of chemistry and the diverse part of the curriculum has arisen, which focuses on discussing the didactic treatment along with the theme of the reality that surrounds students, in other words, bring a theoretical and practical relationship of teaching. Therefore, we present an organized contextualization methodology that relates zeolites and their special characteristics as a microporous material and their diverse applications in conjunction with some chemistry teaching contents worked in high school, such as chemical elements, the periodic table, chemical bonds, molecular geometry, intermolecular forces, and others. This methodology was applied in a high school, in the 1st grade. The data were measured through quantitative and qualitative evaluations so that a satisfactory result of this methodology was obtained, where students showed a differentiated view and interest in relation to the contents worked on in chemistry when they tried to clarify doubts about the characteristics of zeolite itself, easily relating its structure with chemical bonds, geometry, and others. With that in mind, this study brings a teaching methodology and proposals for experiments to be worked with alternative materials, where zeolitic materials will be used, crystalline aluminosilicates, their numerous applications and the relate between Science, Technology, Society and Environment (CTSA) to contextualize the teaching of science, developing scientific knowledge with students and associating them to practice. .
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7091
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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