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dc.contributor.authorFONSECA, Larissa Jaciaria dos Santos Matos-
dc.date.accessioned2023-10-26T12:32:28Z-
dc.date.available2023-10-26T12:32:28Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7094-
dc.descriptionEducation plays a key role in our society. It is through it that individuals have access to scientific and systematized knowledge, and to the set of values and dispositions necessary for social interaction. As such, its role in terms of recognizing and valuing the contributions of different cultures is of paramount importance, and its role in terms of combating racism and inequalities. The main objective of this work is to analyze how public policies, through the Brasilna Escola Program, are inserted in the debate between universality and diversity, based on the analysis of the Program's implementation in a school located in the city of Grajaú/MA. A reflection is proposed on the approach to the theme of diversity, understanding that Brazilian history is marked by processes of inequality that culminated in the marginalization of groups, which was also reflected in education and the university, the latter, in turn, understood as a guide from the program. To achieve this purpose, we analyzed the documents that guide the preparation and execution of the program, in addition to the experiences obtained during my work as a program monitor. Finally, we conclude that it is necessary for the Program's proposal to include in its debates reflection on the causes that led these groups to this condition, making them more vulnerable to learning difficulties, and not just trying to remedy their effects.pt_BR
dc.description.abstractA educação desempenha um papel fundamental em nossa sociedade. É por meio dela que os indivíduos têm acesso ao saber científico e sistematizado, e ao conjunto de valores e disposições necessários ao convívio social. Como tal, se faz de suma importância seu papel no que compete ao reconhecimento e valorização das contribuições das diferentes culturas, e seu papel no que se refere ao combate ao racismo e as desigualdades. O objetivo central do trabalho consiste em analisar como as políticas públicas, através do Programa Brasil na escola,se inserem no debate entre a universalidade e a diversidade,a partir da análise da implementação do Programa em uma escola localizada na cidade de Grajaú/MA. Propõe- se uma reflexão sobre a abordagem a temática da diversidade, entendendo que a história brasileira é marcada por processos de desigualdade que culminaram na marginalização de grupos,o que se refletiu também na educação e a universalidade,esta por sua vez, entendida como orientadora do Programa. Para tal, foi feita então uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa,partindo da análise dos documentos referentes a educação e ao programa, e a sua aplicação prática observada na Escola José Rodrigues da Costa em Grajaú-MA. Para alcançar esse propósito, analisamos os documentos que orientam a elaboração e execução do programa, além das experiências obtidas durante minha atuação como monitora do programa. Por fim, concluímos que é necessário que a proposta do Programa inclua em seus debates a reflexão acerca das causas que levaram esses grupos a essa condição, se tornando mais vulneráveis às dificuldades de aprendizagem, e não apenas tentar remediar seus efeitos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectPrograma Brasil na Escola;pt_BR
dc.subjectpolíticas públicas educacionais;pt_BR
dc.subjectanalfabetismo;pt_BR
dc.subjectracismopt_BR
dc.subjectPrograma Brasil na Escola;pt_BR
dc.subjecteducacional public policies;pt_BR
dc.subjectilliteracy;pt_BR
dc.subjectracismpt_BR
dc.titleO Programa Brasil na Escola no centro-sul maranhense: diversidade versus universalidade na educação de Grajaú- MApt_BR
dc.title.alternativeThe Brazil at School Program in the center-south of Maranhão: diversity versus universality in education in Grajaú- MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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