Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7095
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dc.contributor.authorPEREIRA SOBRINHO, Anália-
dc.date.accessioned2023-10-26T12:56:27Z-
dc.date.available2023-10-26T12:56:27Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7095-
dc.descriptionTalking about indigenous anti-racist education after the enactment of LawNo.11,645, of March 2008, is not a simple task, even with its obligation, werealizehowmuch the dissemination of the History and Culture of indigenous peoplesissuperficiality in didactic manuals, when they do not place themin asubordinateposition and erased by the appreciation of the actions of non-indigenous men. Inthissense, understanding the social and political articulations that indigenouspeoplesassumed for the achievement of public policies and contribution inhistoryisessential. The objective of this work is to analyze how indigenous representationsare disclosed in the textbook: “Multiverses: human sciences, natureandsustainability”, in an attempt to eradicate or encourage the creation of prejudicedstereotypes in our society, and thus propose active methodologies for theindigenousanti-racist education. For the development of this work, writing was carriedoutthrough bibliographical research, in works by indigenous and non-indigenousauthors, scientific articles, dissertations, websites and the textbook itself. It isconcluded that the active methodological propositions present in this workareableto show basic education students the social and political reality of many indigenouspopulations today, seeking to overcome the generic and outdated indigenousofdidactic manuals. Transforming the way of teaching, actively engagingstudentsindebates in a critical and intentional way, socially prepares themfor livinginadiversesociety, contributing to a quality future.pt_BR
dc.description.abstractFalar em educação antirracista indígena após a promulgação da Lei n° 11.645, demarço de 2008, não é uma tarefa simples, mesmo comsua obrigatoriedade,percebemos o quanto à veiculação da História e Cultura dos povos indígenasésuperficialidade nos manuais didáticos, isso quando não os colocamemumaposição subordinada e apagada pela valorização das ações do homemnãoindígena. Neste sentido, compreender as articulações sociais e políticasqueospovos indígenas assumiram para o alcance de políticas públicas e contribuiçãonahistória é essencial. O objetivo deste trabalho é analisar como as representaçõesindígenas é divulgada no livro didático: “Multiversos: ciências humanas, naturezaesustentabilidade”, na tentativa de erradicar ou estimular a criação deestereótipospreconceituosos em nossa sociedade, e por assim propor metodologias ativasparaa educação antirracista indígena. Para o desenvolvimento deste trabalho, aescritarealizou-se por meio de pesquisa bibliográfica, em obras de autoras (es) indígenasquanto não indígenas, artigos científicos, dissertações, sites e o própriolivrodidático. Conclui-se que, as proposições metodológicas ativas, presentesnestetrabalho, são capazes de mostrar aos estudantes da educação básicaarealidadesocial e política de muitas populações indígenas na atualidade, buscandosuperaroindígena genérico e ultrapassado dos manuais didáticos. Transformandoaformadeensinar, engajando ativamente os estudantes nos debates de formacríticaeintencional, prepara-os socialmente para o convívio em uma sociedadediversacontribuindo para um futuro de qualidade.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação antirracista;pt_BR
dc.subjectLei 11.645/08;pt_BR
dc.subjectLivro didático;pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAnti-racist education;pt_BR
dc.subjectLaw 11.645/08;pt_BR
dc.subjectTextbook;pt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.titleA LEI Nº. 11.645/08 E A CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIASATIVASPARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA INDÍGENApt_BR
dc.title.alternativeLAW NO. 11.645/08 AND THE CONSTRUCTION OF ACTIVE METHODOLOGIES FOR INDIGENOUS ANTI-RACIST EDUCATIONpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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