Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Lucivânia Sousa dos-
dc.date.accessioned2023-11-01T20:06:53Z-
dc.date.accessioned2023-11-01T20:07:00Z-
dc.date.available2023-11-01T20:06:53Z-
dc.date.available2023-11-01T20:07:00Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7105-
dc.description.abstractRESUMO: A Química é considerada como uma disciplina de difícil compreensão pela maioria das pessoas exige que assume seu verdadeiro valor cultural enquanto instrumento fundamental numa educação humana de qualidade. Com o retorno das aulas presenciais algumas dificuldades foram encontradas na aprendizagem dos alunos, devido à falta de bons métodos no ensino remoto. O presente trabalho tem como objetivo discutir os desafios e vivências ocorridas na educação presencial, especificamente a migração do ensino remoto, em um contexto alternativo como a utilização de diferentes metodologias por parte de discentes do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede estadual da cidade de Grajaú-MA. Para tanto foram realizados levantamentos de artigos, laboratórios virtuais e aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre os conteúdos de química. Foram desenvolvidas aulas com linguagem simples, com uso de materiais do cotidiano dos alunos. Verificou-se a dificuldade de aprendizagem devido à falta de conhecimentos prévios que talvez tenha se agravado com as aulas remotas. Com uso de métodos alternativos foi possível o envolvimento dos alunos de forma mais ativa nas aulas. Com isso, analisamos que a pandemia afetou consideravelmente o processo ensino aprendizagem e o comportamento em sala de aula e que poderá acarretar sérios prejuízos futuros.__ABSTRACT Chemistry is considered as a discipline of difficult understanding by most people, it requires that it assumes its true cultural value as a fundamental instrument in a quality human education. With the return of face-to-face classes some difficulties were found in the learning of students, due to the lack of good methods in remote teaching. This paper aims to discuss the challenges and experiences that occurred in face-to-face education, specifically the migration of remote teaching, in an alternative context such as the use of different methodologies by students of the Pedagogical Residency Program in a school of the state network of the city of Grajaú-MA. To this end, surveys of articles, virtual laboratories and the application of questionnaires were carried out to evaluate the students' previous knowledge about the contents of chemistry. Classes were developed with simple language, using materials from the daily lives of the students. Learning difficulties were verified due to the lack of previous knowledge that may have been aggravated by remote classes. With the use of alternative methods it was possible to involve students more actively in classes. With this, we analyze that the pandemic has considerably affected the teaching-learning process and behavior in the classroom and that it may lead to serious future damage.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de química;pt_BR
dc.subjectensino remoto;pt_BR
dc.subjectpresencial;pt_BR
dc.subjectchemistry teaching;pt_BR
dc.subjectremote learning;pt_BR
dc.subjectclassroom.pt_BR
dc.titleO ensino de Química na perspectiva teórica e prática no uso de metodologias alternativaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching Chemistry from a theoretical and practical perspective using alternative methodologiespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú
TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIVANIASOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.