Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Samara da Conceição da-
dc.date.accessioned2023-11-01T20:13:38Z-
dc.date.accessioned2023-11-01T20:13:43Z-
dc.date.available2023-11-01T20:13:38Z-
dc.date.available2023-11-01T20:13:43Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7106-
dc.description.abstractRESUMO: sabendo da importância das tecnologias aplicadas à educação, levando em consideração a realidade de uma escola municipal de uma cidade interiorana do estado do Maranhão, a pesquisa pauta-se na seguinte indagação: Quais os principais entraves encontrados por professores em uma escola municipal, que dificulta o trabalho com recursos digitais de forma lúdica? Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar as principais problemáticas que dificultam a utilização de recursos digitais por professores em uma escola municipal da cidade de Grajaú - MA. Nesse sentido, o estudo parte de uma abordagem qualitativa, fundamentandos e em pesquisas bibliográficas, tendo como arcabouço teórico autores como Barroso e Antunes (2015), Koch (2013), Santos, Esmeraldo e Ferraz (2020), Franco (2015), Araújo et al. (2017), entre outros. Além disso, a utilizou-se como instrumento de coleta de dados, pesquisa de campo (observação) e entrevistas por meio da ferramenta Google Forms. Os dados obtidos explicitaram que a principal problemática evidenciada pelos professores se encontra na formação, em que não interpela a eles a confiança necessária para ministrarem aulas com o auxílio de ferramentas digitais. Além disso, para além de um professor pesquisador, também são necessários subsídios que possibilitem a busca por aperfeiçoamento. Portanto, entende-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido, até que se chegue ao ponto que tanto professores, quanto alunos terão subsídios que promovam uma educação mais equânime.__ABSTRACT: Knowing the importance of technologies applied to education, taking into account the reality of a municipal school in an inland city in the state of Maranhão, the research is based on the following question: What are the main obstacles encountered by teachers in a municipal school, which makes it difficult working with digital resources in a playful way? To this end, the general objective is to: analyze the main problems that hinder the use of digital resources by teachers in a municipal school in the city of Grajaú - MA. In this sense, the study starts from a qualitative approach, based on bibliographical research, having as its theoretical framework authors such as Barroso and Antunes (2015), Koch (2013), Santos, Esmeraldo and Ferraz (2020), Franco (2015), Araújo et al. (2017), among others. In addition, field research (observation) and interviews were used as a data collection instrument using the Google Forms tool. The data obtained made it clear that the main problem highlighted by teachers is in training, which does not give them the confidence necessary to teach classes with the help of digital tools. Furthermore, in addition to a research professor, subsidies are also needed to enable the search for improvement. Therefore, it is understood that there is still a long way to go, until it reaches the point where both teachers and students will have subsidies that promote a more equitable education.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino-aprendizagem;pt_BR
dc.subjectrecursos digitais;pt_BR
dc.subjectsala de aula;pt_BR
dc.subjectteaching-learning;pt_BR
dc.subjectdigital resources;pt_BR
dc.subjectclassroom.pt_BR
dc.titleEducação e tecnologias: dificuldades na utilização de ferramentas digitais por professores em uma escola pública no município de Grajaú - MApt_BR
dc.title.alternativeEducation and technologies: difficulties in using digital tools by teachers in a public school in the municipality of Grajaú - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú
TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SamaraSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso824,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.