Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7108
Título: Relações entre famílias e universitários: uma análise do apoio familiar durante o ensino remoto no Campus da UFMA de São Bernardo-MA
Título(s) alternativo(s): Relationships between families and university students: an analysis of family support during remote education at the UFMA Campus in São Bernardo-MA
Autor(es): ROCHA, Maria do Rosário Silva
Palavras-chave: famílias;
universitários;
ensino remoto;
tipos de apoios;
pandemia.
families;
college students;
remote teaching;
types of supports;
pandemic.
Data do documento: 28-Ago-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo discutir as relações entre famílias e universitários durante a transição do ensino presencial para o ensino remoto e os tipos de apoio dos pais/familiares durante esse percurso, tendo como recorte específico o Campus da UFMA de São Bernardo-MA. Participaram da pesquisa dezessete alunos do ensino superior, do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, da turma 2017, da Universidade Federal do Maranhão. Como procedimento metodológico optou-se pelo questionário semiestruturado com o propósito de obter respostas claras e objetivas a respeito das relações entre famílias e universitários durante a trajetória acadêmica mais sobretudo no período de transição do ensino presencial para o ensino remoto. A pesquisa tem como objetivo principal compreender o momento em que os universitários migram do ensino presencial para o ensino remoto e ficam restritos no ambiente familiar, como eles lidam diante do novo formato de aulas e como o apoio dos pais/familiares podem ajudar os filhos nesse novo contexto de ensino. A investigação dessas informações, possibilitam a compreensão das relações entre famílias e estudantes do ensino superior. No primeiro capítulo serão apresentados os impactos do período pandêmico no Brasil e no Maranhão, como impactos econômicos, sociais, na saúde pública, na saúde mental. Bem como os impactos no ensino superior, em decorrência da mudança no ensino. Também serão apresentados estudos que discorrem sobre o apoio da família na trajetória acadêmica dos filhos. No segundo capítulo, serão apresentados o perfil geral dos universitários, como idade, gênero, raça, cidade, instituição escolar. Também serão apresentados dados referentes aos pais/familiares, como nível de escolaridade, tipo de moradia, tipo de profissão. No terceiro capítulo, serão analisadas as relações entre famílias e universitários antes e durante a transição do ensino. Também serão apresentados os tipos de apoios dados pelos pais/familiares aos universitários durante a trajetória acadêmica, com ênfase no momento de mudança do ensino. E as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do ensino superior em decorrência do novo formato de aulas e o papel dos pais/familiares nesse contexto. Depois de ter pesquisado e feito uma caracterização sociográfica com a utilização de quadros sinóticos, a respeito dos dezessete estudantes investigados, através destes foi possível perceber como as famílias reagiram apoiando ou não os estudos durante a pandemia. Os resultados apontaram que o apoio dos pais/familiares aos filhos ao longo da trajetória acadêmica, tanto no ensino presencial como no ensino remoto, independe da pandemia. O que ocorreu no período pandêmico, foi a continuação dos tipos de apoios.
Descrição: ABSTRACT The present research aims to discuss the relationships between families and university students during the transition from face-to-face teaching to remote teaching and the types of support from parents/family members during this journey, with the specific focus on the UFMA Campus in São Bernardo – MA. Seventeen higher education students, from the Degree in Human Sciences/Sociology, from the 2017 class, from the Federal University of Maranhão, participated in the research. As a methodological procedure, we opted for a semi-structured questionnaire with the purpose of obtaining clear and objective answers regarding the relationships between families and university students during the academic trajectory, more especially in the transition period from face-to-face teaching to remote teaching. The main objective of the research is to understand the moment when university students migrate from face-to-face teaching to remote teaching and become restricted in the family environment, how they deal with the new class format and how support from parents/family can help their children in this new teaching context. The investigation of this information makes it possible to understand the relationships between families and higher education students. The first chapter will present the impacts of the pandemic period in Brazil and Maranhão, such as economic, social, public health and mental health impacts. As well as the impacts on higher education, due to the change in teaching. Studies will also be presented that discuss family support in the academic trajectory of their children. In the second chapter, the general profile of university students will be presented, such as age, gender, race, city, school institution. Data relating to parents/family members will also be presented, such as education level, type of housing, type of profession. In the third chapter, relationships between families and university students before and during the teaching transition will be analyzed. The types of support given by parents/family members to university students during their academic career will also be presented, with emphasis on the moment of change in education. And the difficulties faced by higher education students as a result of the new class format and the role of parents/family members in this context. After having researched and carried out a sociographic characterization using synoptic tables, regarding the seventeen students investigated, through these it was possible to understand how families reacted by supporting or not supporting studies during the pandemic. The results showed that the support provided by parents/family members to their children throughout their academic career, both in face-to-face and remote teaching, is independent of the pandemic. What happened during the pandemic period was the continuation of types of support.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7108
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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