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Título: Mídia alternativa na construção de acesso a direitos humanos da agência tambor: perspectivas contra-hegemônicas e comunicação popular
Título(s) alternativo(s): Alternative media in the construction of access to human rights at the tambor agency: counter-hegemonic perspectives and popular communication
Autor(es): PEREIRA, Livia Lima
Palavras-chave: comunicação popular;
Agência Tambor;
contra- hegemonia;
direitos humanos.
popular communication;
tambor Agency;
counter-hegemony;
human rights.
Data do documento: 18-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente estudo apresenta como principal objetivo identificar o processo e as possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular da Agência Tambor, ao mesmo tempo que busca a garantia do acesso aos direitos humanos.A Agência Tambor é um veículo de comunicação popular voltado para o webjornalismo. Essapesquisa, de caráter descritivo e qualitativo, é fundamentada por cinco categorias analíticas: 1)caráter cidadão, 2) emancipação social, 3) protagonismo do indivíduo, 4) caráter educacional e 5) ferramenta política ideológica. Para isso, as unidades empíricas observadas no Jornal são: a) Tema e abordagem, b) Fontes consultadas, c) Distribuição do jornal (MELO, 2003). O estudo se baseou no trabalho e atuação jornalística da Agência Tambor em São Luís, no ano de 2018 até o início do ano de 2023, além da análise de 10 episódios do Jornal Tambor disponíveis em três plataformas: Facebook, Spotify e YouTube. A temática dos 10 programas disponíveis para acesso são partes intrínsecas ao combate à violência contra povos e comunidades tradicionais, combate à LGBTfobia, ao racismo, saúde da população e injustiças ambientais, onde foi possível identificar as possibilidades contra-hegemônicas do veículo de comunicação. Pode-se ressaltar o caráter educacional e formativo da Agência Tambor enquanto mídia contra- hegemônica no sentido de formação e profissionalização de comunicadores populares. Foi identificado seu caráter cidadão e emancipatório social, no qual incentiva a participação popular na política e em assuntos diversos de interesse da sociedade.
Descrição: ABSTRACT The main objective of this study is to identify the process and counter-hegemonic possibilities of popular communication by Agencia Tambor, while seeking to guarantee access to human. Tambor agency is a popular communication vehicle focused on Web journalism. This descriptive and qualitative research is based on five analytical categories: 1) citizen character, 2) social emancipation, 3) individualprotagonism, 4) educational character and 5) ideological political tool. For this, the empirical units observed in the Journal are: a) Theme and approach, b) consulted sources, c) newspaper distribution (Melo, 2003). The study was based on the work and journalistic performance of Agencia Tambor in São Luís, from 2018 to the beginning of 2023, in addition to the analysis of 10 episodes of Jornal Tambor available on three platforms: Facebook, Spotify, and YouTube.The theme of the 10 programs available for access are intrinsic guidelines for combating violence against traditional peoples and communities, combating LGBTphobia, racism, population health, and environmental injustices, where it was possible to identify the counter- hegemonic possibilities of the communication vehicle, one can emphasize the educational andformative character of Agencia Tambor as a counter-hegemonic media. In the sense of training and professionalizing popular communicators. Its citizen and social emancipatory character wasidentified, in which it encourages popular participation in politics and in various subjects of interest to society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7111
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

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