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http://hdl.handle.net/123456789/7115
Título: | Pós-verdade: um estudo sobre compartilhamento de informações no WhatsApp |
Título(s) alternativo(s): | Post-truth: a study of information sharing on WhatsApp |
Autor(es): | RIBEIRO, Jadeilson Cruz |
Palavras-chave: | verdade; desinformação; pós-verdade; whatsApp; opinião. truth; disinformation; post-truth; whatsApp; opinion. |
Data do documento: | 19-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Esta pesquisa busca refletir sobre o contexto de pós-verdade e como a noção de verdade perde importância e se torna secundária nas relações interpessoais contemporâneas. A pós-verdade é um fenômeno que se caracteriza principalmente pela preponderância do falso sobre o verdadeiro. Desse modo, o que é levado em consideração não é a verdade dos fatos, mas as opiniões e crenças daqueles que pretendem sobrepor a qualquer custo suas ideologias sobre a dos outros. Esse fenômeno se tornou mais evidente a partir de 2016 e se consolidou devido à expansão e abrangência da internet. Dessa maneira, de acordo com alguns autores, como Matthew D’Ancona, Ralph Keyes, Lúcia Santaella e Christian Dunker, vivemos em uma era da pós-verdade. Nesse sentido, bibliograficamente, debate-se sobre a produção de informações falsas, principalmente através das redes sociais digitais e as consequências disso à sociedade. Também é aplicado um questionário a cinquenta e duas pessoas da área da educação do município de Rosário/MA. A pesquisa de campo foi para saber, de forma complementar e localizada, como pensam e agem alguns indivíduos humanos ao receberem e/ou compartilharem informações no WhatsApp, especificamente pessoas que trabalham com a educação. A partir da análise do questionário, constatou-se que a maioria dos entrevistados que têm vivências escolares cotidianas prioriza a noção de verdade fatual em detrimento da desinformação. Assim, apenas um percentual pequeno do público pesquisado está propenso a disseminar informações falsas no ambiente on-line. |
Descrição: | ABSTRACT This research seeks to reflect on the context of post-truth and how the notion of truth loses importance and becomes secondary in contemporary interpersonal relationships. Post-truth is a phenomenon that is characterized mainly by the preponderance of false over true. Thus, what is taken into consideration is not the truth of the facts, but the opinions and beliefs of those who intend to override at any cost their ideologies over that of others. This phenomenon became more evident from 2016 and consolidated due to the expansion and breadth of the internet. Thus, according to some authors, such as Matthew D'Ancona, Ralph Keyes, Lucia Santaella and Christian Dunker, we live in an era of post-truth. In this sense, bibliographically, debate about the production of false information, mainly through digital social networks and the consequences of this to society. A questionnaire is also applied to fifty-two people in the education area of the municipality of Rosario/ MA. The field research was to know, in a complementary and localized way, how some human individuals think and act when receiving and/ or sharing information on WhatsApp, specifically people who work with education. From the analysis of the questionnaire, it was found that most respondents who have everyday school experiences prioritize the notion of factual truth over misinformation. Thus, only a small percentage of the surveyed audience is likely to spread false information in the online environment. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7115 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus do Bacanga |
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JADEILSONCRUZRIBEIRO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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