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Título: Multiculturalismo Literário: uma análise de formação autoidentitária em grupos excluídos sociais pelo viés da semiótica
Título(s) alternativo(s): Literary Multiculturalism: an analysis of self-identity formation in socially excluded groups through the lens of semiotics
Autor(es): NUNES, Luísa Rego
Palavras-chave: cultura;
literatura;
semiótica;
identidade;
exclusão social.
culture;
literature;
semiotics;
identity;
social exclusion.
Data do documento: 14-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A desigualdade social e racial no Brasil tem origem estrutural e sistêmica, tornando-se inquestionável e persistente devido a fragilidade de políticas públicas de enfrentamento. Levando em conta essa realidade desigual para com a população a margem da sociedade brasileira, grupos alvo de discriminação, faz-se necessário discutir meios para frear esse processo de continuar se perpetuando por gerações e passar a reconhecer o mundo como formado de diferentes sujeitos oriundos de contextos diversos: étnico-racial, de gênero e cultural. Procura-se compreender e repensar a literatura como um instrumento identitário tendo como base a sua capacidade de prover acesso ao ambiente socio-plural, mesmo com o silenciamento e a padronização presentes ao longo dos anos pela priorização de um cânone literário, pouco contemplativo de literaturas de origem afro-brasileira, africanas e indígenas, com personagens LGBTQIA+ e ainda, femininos. Para alcançar tal proposta se objetiva explicitar a capacidade da literatura multicultural como instrumento de identificação e pertencimento a parcela excluída, provando a leitura como apontadora da multiplicidade de pontos de vista pelo viés da semiótica discursiva de Greimas e evidenciar um possível caminho para tornar a sociedade mais inclusiva e tolerante com a realidade de outrem, ao reconhecer comportamentos, crenças e a forma como diferentes grupos entendem e explicam a condição humana, analisando entrevistas de pessoas pertencentes a essa parcela e suas experiências com a literatura e assim concluir que a literatura é um instrumento identitário capaz de proporcionar o fortalecimento da identidade de cada um dos sujeitos pelo contato com realidades similares as suas.
Descrição: ABSTRACT Social and racial inequality in Brazil has a structural and systemic origin, becoming unquestionable and persistent due to the fragility of public policies to confront it. Taking into account the unequal reality of people excluded of Brazilian society, target as groups suffering discrimination, it is necessary to discuss ways to stop this process from continuing to perpetuate itself for generations and start to recognize the world as made up of different subjects from different contexts: ethnic-racial, gender and cultural. It seeks to understand and rethink literature as an identity tool based on its ability to provide access to the socio-plural environment, even with the silencing and standardization present over the years by prioritizing a literary canon, not very contemplative of literature of Afro-Brazilian, African and indigenous origin, with LGBTQIA+ and even female characters. In order to achieve this, the goal is to explain the capacity of multicultural literature as an instrument of identification to the excluded group, proving the reading makes the multiplicity of points of view clear through the bias of Greimas' discursive semiotics and to highlight a possible way to make society more inclusive and tolerant of the reality of others, by recognizing behaviors, beliefs and the way in which different groups understand and explain the human condition, analyzing interviews of people belonging to this group and their experiences with literature and thus concluding that literature is an instrument of identity. capable of strengthening the identity of each subject through contact with realities similar to their own.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7116
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus do Bacanga

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