Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7117
Título: Gênero e mídia: como o futebol feminino se tornou um acontecimento noticiável
Título(s) alternativo(s): Gender and the media: how women's soccer became a newsworthy event
Autor(es): CARVALHO, Patrícia da Consolação Barros de
Palavras-chave: futebol feminino;
gênero;
mídia televisiva.
women's football;
gender;
television media.
Data do documento: 19-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO É perceptível que o futebol feminino não tem o mesmo tratamento e espaço na televisão brasileira como tem o esporte masculino. Ao longo de décadas, a mídia retratou o futebol feminino brasileiro em um cenário de amadorismo, dando pouco visibilidade a esse esporte e o colocando à margem da sociedade. Com o objetivo de estudar o modo como o discurso sobre o futebol feminino é construído e passado ao público, a pesquisa analisa através da Análise de Discurso da vertente britânica, reportagens que foram veiculadas no programa Esporte Espetacular da Rede Globo, num intervalo de 5 anos, a fim de constatar se houve ou não mudança no modo de informar e criar narrativas sobre o futebol feminino. Com isso, foi identificado que apesar de uma maior visibilidade do esporte no país com a conquista de campeonatos nos últimos anos, a mídia ainda trata de forma desigual e privilegia o futebol masculino.
Descrição: ABSTRACT It is noticeable that women's football does not have the same treatment and space on Brazilian television as the men's sport. For decades, the media portrayed Brazilian women's football in an amateur scenario, giving this sport less visibility, and placing it on the margins of society. With the aim of studying how the discourse on women's football is constructed and passed on to the public, the research analyzes, through discourse analysis from the British perspective, reports that were broadcast on the program Esporte Espetacular on Rede Globo during the first six months of the year 2017 and the first six months of 2022, in order to verify whether or not there has been a change in the way of reporting on women's football. With this, it was identified that despite a greater visibility of the sport in the country with the conquest of championships, the media still dedicates more time to men's soccer.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7117
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIADACONSOLAÇÃOBARROSDECARVALHO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.