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Título: VISÕES DO TRABALHO LIVRE EM TEMPOS DE ESCRAVIDÃO: UMA ANÁLISE DO JORNAL O ARTISTA São Luís do Maranhão (1862-1869)
Título(s) alternativo(s): VISIONS OF FREE WORK IN TIMES OF SLAVERY: AN ANALYSIS OF THE NEWSPAPER O ARTISTA São Luís do Maranhão (1862-1869)
Autor(es): MELO, Caroline Pereira de
Palavras-chave: Trabalho;
Maranhão;
O Artista;
Liberdade;
Escravidão
Workers;
Maranhão;
O Artista;
Freedom;
Slavery
Data do documento: 28-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho se propõe a realizar um estudo historiográfico e hemerográfico acerca do trabalho livre, considerando o contexto brasileiro do século XIX, tendo como foco principal a Província do Maranhão. A fonte histórica utilizada para o embasamento da pesquisa será o periódico O ARTISTA: JORNAL DEDICADO À INDUSTRIA E PRINCIPALMENTE ÀS ARTES (MA) 1862-1869, que circulou por dois períodos distintos em São Luís. Em suas páginas haviam assuntos e temas variados, com um tom moralizante ligado a um projeto de regeneração da sociedade, com atenção à atuação de trabalhadores livres, vistos como fundamentais na formação de uma classe trabalhadora maranhense ligada às diversas artes e ofícios mecânicos. Durante a análise qualitativa, constatou-se que, o jornal O ARTISTA almejava o progresso moral, intelectual e o aperfeiçoamento de técnicas em ofícios mecânicos exercidos por artistas livres e pobres. Tal entendimento reformista, excluía patentemente trabalhadores escravizados, sem nenhum aceno sobre melhorias de suas condições de trabalho, referendando a posição marginal de cativos perante a sociedade escravocrata maranhense. Isto posto, foi possível analisarmos algumas das concepções do O ARTISTA em relação à população escravizada, como também, analisarmos a proposta de abolição da escravidão na província maranhense elaborada pelo referido jornal. Nesse sentido, verificou-se que a proposta do periódico se preocupava mais com os interesses dos grandes proprietários de terras, do que com a liberdade e bem-estar da população que vivia sob o jugo da escravidão. Assim, a presente monografia tem o objetivo de refletir sobre alguns capítulos da História do Trabalho no Maranhão, situadas nas porosas fronteiras e acepções da liberdade e da escravidão no século XIX.
Descrição: The present work proposes to carry out a historiographic and hemerographic study about free labor, considering the Brazilian context of the 19th century, with the Province of Maranhão as its main focus. The historical source used for the basis of the research will be the periodical O ARTISTA: JOURNAL DEDICADO à INDUSTRIA E ESPINCIALLY AS ARTS (MA) 1862- 1869, which circulated for two different periods in São Luís. In its pages there were varied subjects and themes, with a moralizing tone linked to a project of regeneration of society, with attention to the performance of free workers, seen as fundamental in the making of the Maranhão working class linked to the various arts and mechanical crafts. During the qualitative analysis, it was found that the newspaper O ARTISTA aimed at moral and intellectual progress and the improvement of techniques in mechanical crafts exercised by free and poor workers. Such a reformist understanding patently excluded enslaved workers, without any mention of improvements in their working conditions, endorsing the marginal position of captives in the slave-owning society of Maranhão. That said, it was possible to analyze some of the conceptions of O ARTISTA in relation to the enslaved population, as well as to analyze the proposal for the abolition of slavery in the Maranhão province elaborated by the referred newspaper. In this sense, it was found that the journal's proposal was more concerned with the interests of large landowners, than with the freedom and well-being of the population that lived under the yoke of slavery. Thus, this monograph aims to argue some chapters of the History of Labor in Maranhão, located in the porous borders and meanings of freedom and slavery in the 19th century.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7121
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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