Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7128
Título: REPRESENTAÇÕES DA BALAIADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA (PNLD 2011-2020)
Título(s) alternativo(s): REPRESENTATIONS OF BALAIADA IN TEXTBOOKS HISTORY: A COMPARATIVE PERSPECTIVE (PNLD 2011-2020)
Autor(es): SOUSA, Antônia Araújo de
Palavras-chave: Balaiada;
livro didático;
ensino de história;
representações
Balaiada;
textbook;
history teaching;
representations
Data do documento: 14-Set-2023
Editor: UFMA
Resumo: Esta pesquisa busca contribuir com reflexões sobre a temática da Balaiada (1838-1841) no âmbito historiográfico, analisando suas representações em livros didáticos. Para isso, a pesquisa selecionou 3 (três) livros didáticos de História do oitavo ano do ensino fundamental, quais sejam, História: da Independência dos Estados Unidos ao novo imperialismo; História: Sociedade & Cidadania; Estudar História: das origens do homem à era digital. As informações foram obtidas por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica, analisando os conteúdos dos livros, pautando-se numa abordagem qualitativa. Além dos livros didáticos, foram estudadas obras de Circe Maria Fernandes Bittencourt, Kazumi Munakata, Selva Guimarães Fonseca, Célia Cristina de Figueiredo Cassiano, entre outras, com o propósito de compreender alguns elementos basilares dos manuais didáticos de História. Especificamente sobre a temática da Balaiada, analisamos escritos de Maria de Lourdes Mônaco Janotti, Matthias Röhrig Assunção, Carlota Carvalho, entre outras. Objetiva-se, ao fazer tal apanhado geral sobre a temática da Balaiada fornecer subsídios comparativos para a abordagem dos seus conteúdos em sala de aula, de modo a fomentar discussões e abrir possibilidades de montagem de aulas e reflexões críticas entre docentes e estudantes.
Descrição: This research seeks to contribute with reflections on the theme of the Balaiada (1838-1841) in the historiographic context, analyzing its representations in textbooks. For this, the research selected 3 (three) History textbooks for the eighth year of elementary school, namely, History: from the Independence of the United States to the new imperialism; History: Society & Citizenship; Studying History: from the origins of man to the digital age. The information was obtained through exploratory and bibliographical research, analyzing the contents of the books, based on a qualitative approach. In addition to textbooks, works by Circe Maria Fernandes Bittencourt, Kazumi Munakata, Selva Guimarães Fonseca, Célia Cristina de Figueiredo Cassiano, among others, were studied in order to understand some basic elements of History textbooks. Specifically on the theme of Balaiada, we analyzed writings by Maria de Lourdes Mônaco Janotti, Matthias Röhrig Assunção, Carlota Carvalho, among others. The objective, in making such an overview of the theme of Balaiada, is to provide comparative subsidies for approaching its contents in the classroom, in order to encourage discussions and open up possibilities for setting up classes and reflections between teachers and students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7128
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antônia Araújo de Sousa.pdfTCC de Graduação1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.