Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALVES, Francisco de Assis-
dc.date.accessioned2023-11-10T18:22:05Z-
dc.date.available2023-11-10T18:22:05Z-
dc.date.issued2022-09-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7129-
dc.descriptionThe present research aims to discuss how Terecô was constituted and developed in view of its African cultural bases, between spirituality, ancestry and matrimanagement. In the thoughts that follow, we seek to understand the constitution of Terecô and its connection points with Africa, highlighting the diasporic process, analyzing elements of the constitution of an Afro-religiosity in Maranhão - Brazil, without disregard the violence and the serious process of collective deterritorialization of African peoples drove by the Atlantic Slave Trade. We will also present the Terecô as a religiosity with Amerindian connections also in the context of diaspora, urging to sumarize aspects of the lusitanian colonial process that advanced in territories of the current Maranhão. In order to qualify and exemplify the main issues addressed in this research, we also arrange a case study. We will analyze the life trajectory of Dona Vicência, the primary caretaker of the Centro Espirita de Umbanda Boa Fé Filho da Trindade, focusing on her experience with the enchanted, extracorporeal powers that accompanied her from an early age, without losing sight of her family constitution guided by matrimanagement actions. This research is based on a bibliographic discussion supported by fieldwork results, in which the techniques of oral history served as a compass, in order to delineate a qualitative outcome, based on a semi-structured questionnaire.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de questionar como o Terecô se constituiu e se desenvolveu tendo em vista as suas bases africanas, entre espiritualidade, ancestralidade e matrigestão. Nos escritos que seguem buscamos compreender a constituição do Terecô e seus pontos de ligação com África, evidenciando o processo diaspórico, analisando facetas da constituição de uma afro-religiosidade em solos maranhenses, sem perder de vista a violência e o grave processo de desterritorialização coletiva de diversos povos africanos tolhidos pelo tráfico de escravizados. Apresentaremos também o Terecô enquanto uma religiosidade com conexões ameríndias igualmente no contexto de diáspora, urgindo analisar aspectos do processo colonial que avançou em territórios do atual Maranhão. De modo a verticalizar e exemplificar os principais tópicos trabalhados na monografia, recorremos ainda a um estudo de caso. Analisaremos a trajetória de vida de Dona Vicência, a zeladora primordial do Centro Espirita de Umbanda Boa Fé Filho da Trindade, com foco na sua vivência com os encantados, potências extracorpóreas que lhe acompanharam desde tenra idade, sem perder de vista sua constituição familiar guiada por ações de matrigestão. Essa pesquisa se situa no campo bibliográfico, amparada por coleta de dados de campo, no qual as técnicas da história oral serviram como bússola, com o intuito de esboçar resultados de natureza qualitativa, baseado em questionário semiestruturado.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectÁfrica;pt_BR
dc.subjectTerecô;pt_BR
dc.subjectCodó;pt_BR
dc.subjectMaafa;pt_BR
dc.subjectDiáspora;pt_BR
dc.subjectMatrigestãopt_BR
dc.subjectÁfrica;pt_BR
dc.subjectTerecô;pt_BR
dc.subjectCodó;pt_BR
dc.subjectSpirituality;pt_BR
dc.subjectMatrimanagementpt_BR
dc.titleTERECÔ: UM PONTO DE LIGAÇÃO ENTRE CODÓ E ÁFRICA.pt_BR
dc.title.alternativeTERECÔ: A CONNECTION POINT BETWEEN CODÓ AND AFRICA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Francisco_de_Assis_Alves_lch.pdfTCC de Graduação1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.