Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7133
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dc.contributor.authorSOUSA, Brendo Targino Sousa e-
dc.date.accessioned2023-11-13T17:44:34Z-
dc.date.available2023-11-13T17:44:34Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7133-
dc.descriptionSurface design, one of the subdivisions of graphic design, occupies a prominent place in the creative sector of the industry. This study aims to present textile printing, a branch of surface design, as a value-added asset in garments. For that, techniques, principles and strategies of graphic design and stamping were employed, in order to guide the execution of a print project from the definition of the concept, elaboration of the elements and the final result. This design process also considered marketing issues that guide fashion production, such as a cohesive product mix, harmony between members of the print family, in order to awaken the customer's desire for the product. Through this, a dialogue between the cultural and ecological aspects of the state of Maranhão, and the work of the modernist artist Tarsila do Amaral was proposed as a concept for the prints. Through a fictional journey of the painter to the state, which served as the name for the collection Viagem de Tarsila ao Maranhão, reinterpretations of famous works by Tarsila were proposed, having as a central point cultural characters and elements of the state’s biomes. In this work, it was possible to attest to the ability of surface design to add values to the product that go beyond the commercial, crossing aesthetic and symbolic fields.pt_BR
dc.description.abstractO design de superfície, uma das subdivisões do design gráfico, se posiciona num lugar de relevância no setor criativo da indústria. Este estudo tem por objetivo apresentar a estamparia têxtil, uma ramificação do design de superfície, como ativo de valor agregado em peças de vestuário. Para tanto, técnicas, princípios e estratégias do design gráfico e estamparia foram empregadas, a fim de nortear a execução de um projeto de estampas desde a definição do conceito, elaboração dos elementos e ao resultado final concretizado. Tal processo projetual considerou também questões mercadológicas que norteiam a produção de moda, como mix de produtos coesos, harmonia entre os integrantes da família de estampa, a fim de despertar o desejo do cliente pelo produto. Mediante isso, um diálogo entre os aspectos culturais e ecológicos do estado do Maranhão, e o trabalho da artista modernista Tarsila do Amaral foi proposto como conceito para as estampas. Por meio de uma viagem ficcional da pintora ao estado, que serviu como nome para a coleção Viagem de Tarsila ao Maranhão foram propostas reinterpretações de trabalhos celebres de Tarsila, tendo como ponto central personagens da cultura e elementos dos biomas do estado. Nesse trabalho foi possível atestar a capacidade de design de superfície em agregar valores ao produto que vão além do comercial, atravessando campos estéticos e simbólicos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectDesign;pt_BR
dc.subjectDesign de superfície;pt_BR
dc.subjectEstamparia;pt_BR
dc.subjectMaranhão;pt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDesign;pt_BR
dc.subjectSurface design;pt_BR
dc.subjectPress Shop;pt_BR
dc.subjectMaranhão;pt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.titleDIÁLOGO ENTRE REPERTÓRIO CULTURAL MARANHENSE E ARTE MODERNA BRASILEIRA COMO PROPOSTA CONCEITUAL PARA ESTAMPARIA TÊXTILpt_BR
dc.title.alternativeDIALOGUE BETWEEN MARANHENSE CULTURAL REPERTORY AND ART MODERN BRAZILIAN AS A CONCEPTUAL PROPOSAL FOR TEXTILE PRINTINGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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