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http://hdl.handle.net/123456789/7135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SANTOS, Carlos Haide Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T17:58:05Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13T17:58:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7135 | - |
dc.description | Contemporary society faces complex challenges in the search for solutions to social problems, inequalities and prejudices, as in the case of racism. In its confrontation, a multidimensional approach is necessary, in which education is one of the pillars in the change of paradigms, as reinforced in the promulgation of Law 10.639/03, which established the mandatory teaching of African and Afro-Brazilian history and culture in schools in Brazil. In this research, we seek with Design Activism to contribute to the anti-racist movement, in a design way of intervening (MARKUSSEN, 2013), inside a classroom. Through the Participatory Design (PD) approach, a design process was developed, with the prototyping of games as tools for discussing and combating racism, in collaboration with the social actors of the school environment - teacher, interns and a class of students from the second grade of high school, from a state public school in Maranhão. As a result, the analysis that describes the stages and meetings is presented, with emphasis on the tools used for mediation and the discussions triggered from them. It also emphasizes the development of game prototypes co-created with students, and the perceptions of teachers and students about the design process and the knowledge acquired from it. | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade contemporânea enfrenta desafios complexos na busca por soluções para problemas sociais, desigualdades e preconceitos, como no caso do racismo. No seu enfrentamento, se faz necessária uma abordagem multidimensional, na qual a educação é um dos pilares na mudança de paradigmas, como reforçado na promulgação da Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Nesta pesquisa, busca-se com o Design Ativismo contribuir para o movimento antirracista, num modo design de intervir (MARKUSSEN, 2013), dentro de sala de aula. Através da abordagem do Design Participativo (PD), desenvolveu-se um processo de design, com a prototipação de jogos como ferramentas de discussão e combate ao racismo, em colaboração com os atores sociais do ambiente escolar – professor, estagiárias e uma turma de estudantes da segunda série do ensino médio, de uma escola pública estadual do Maranhão. Como resultado, apresenta-se a análise que descreve as etapas e encontros, com ênfase nas ferramentas utilizadas para a mediação e nas discussões desencadeadas a partir delas. Enfatiza-se, ainda, o desenvolvimento dos protótipos de jogos cocriados com estudantes, e as percepções de professor e alunos sobre o processo de design e o conhecimento adquirido a partir dele. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Design Ativismo; | pt_BR |
dc.subject | Design Participativo; | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo; | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Design Activism; | pt_BR |
dc.subject | Participatory Design; | pt_BR |
dc.subject | Antiracism; | pt_BR |
dc.subject | Law 10.639/03 | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: DESIGN ATIVISTA NA PROTOTIPAÇÃO DE JOGOS | pt_BR |
dc.title.alternative | ANTI-RACIST EDUCATION: ACTIVIST DESIGN IN GAME PROTOTYPING | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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