Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7136
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dc.contributor.authorFREITAS, Jaciara Salomão-
dc.date.accessioned2023-11-13T18:08:08Z-
dc.date.available2023-11-13T18:08:08Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7136-
dc.descriptionThis work aims to discuss the production of toys in Brazil, with an emphasis on dolls, highlighting a well-known practice among collectors: customization - the transformation and modification of mass-produced items into unique pieces with a distinct new concept. Customization is a hobby that has been increasingly popular among collectors. The practice of customizing can give rise to one-of-a-kind collectibles or limited editions, adding value to a collection and attracting an audience eager for unconventional pieces. One of the largest toy companies today, Funko, releases at least one exclusive or limited piece per week with small print runs to cater to this audience. Given the above, the general objective of this study is to present a methodology for customizing toys considered art (ToyArt), targeting adult collector audiences. Throughout the study, terms specific to the world of collecting will be presented. These terms, mentioned and explained, are used among collectors to identify the work done on a piece, as well as classify it. The methodology used is based on two elements: the first being explanatory-descriptive bibliographic research, and the second being empirical research involving semi-structured interviews and a proposed methodology based on the teachings of Seeguimiller and Munari. This proposed methodology can later be applied by collectors or enthusiasts interested in delving into this theme. The results of the semi-structured interviews with the four design professionals revealed that only two of them follow a specific methodology during the construction of their pieces, while the other two do not have a defined methodology. Based on these results, the proposal to use the Seeguimiller and Munari methodology in the creation of the Caprica doll proved relevant, resulting in a unique and authentic representation that faithfully embodies the sign of Capricorn. The careful and detailed customization, combined with the strategic choice of the setting and the zodiac sign, added value to the monographic work, enriching the understanding and appreciation of Capricorn traits.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como intuito discorrer sobre a produção de brinquedos no Brasil, com ênfase na área de bonecas, frisando uma modalidade bem conhecida e praticada pelos colecionadores que é a customização - transformação e modificação do industrial em uma peça com um novo conceito distinto, e muitas das vezes, única no mercado. A customização é um hobby que vem sendo cada vez mais difundido e procurado no meio do colecionismo. A prática de customizar pode dar origem a colecionáveis únicos no mundo ou em edições limitadas, agregando valor numa coleção e atraindo um público ávido por peças diferentes das convencionais. Uma das maiores empresas de brinquedos atualmente, a Funko, lança por semana pelo menos uma peça exclusiva ou limitada com tiragens pequenas para abraçar esse público, por exemplo. Mediante o exposto, o objetivo geral é apresentar uma metodologia de customização de ToyArt pautada nos ensinamentos de Seeguimiller e Munari, através da confecção de uma boneca que é a representação do signo de capricórnio denominada - Caprica. No decorrer do estudo serão apresentados termos próprios do mundo do colecionismo. Os termos apresentados, citados e explicados são utilizados entre colecionadores para identificação do trabalho realizado na peça, bem como classificação dela. A metodologia utilizada pauta-se em dois elementos: o primeiro momento pesquisa bibliográfica de cunho explicativa descritiva; e, em um segundo momento pesquisa empírica envolvendo entrevista semiestruturada e proposta de metodologia pautada nos ensinamentos de Seeguimiller e Munari, proposta esta que posteriormente pode ser aplicada pelos colecionadores ou leigos que se interessem e busquem adentrar nesta temática. Os resultados das entrevistas semiestruturadas com os quatro profissionais de design revelaram que apenas dois deles seguem alguma metodologia durante a construção de suas peças, enquanto os outros dois não possuem uma metodologia definida. Com base nesses resultados, a proposta de utilizar a metodologia de Seeguimiller e Munari na criação da boneca Caprica se faz relevante, proporcionando um resultado único e autêntico que representa de modo autêntico o signo de Capricórnio. A customização cuidadosa e detalhada, aliada à escolha estratégica do cenário e do signo, agregou valor ao trabalho monográfico, enriquecendo a compreensão e apreciação dos traços capricornianos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectToyArt;pt_BR
dc.subjectCustomização;pt_BR
dc.subjectModelagem;pt_BR
dc.subjectMetodologia;pt_BR
dc.subjectColecionadorespt_BR
dc.subjectToyArt;pt_BR
dc.subjectCustomization;pt_BR
dc.subjectModeling;pt_BR
dc.subjectMethodology;pt_BR
dc.subjectcollectorspt_BR
dc.titleAPLICAÇÃO DOS MÉTODOS SEEGMILLER E MUNARI PARA DESENVOLVIMENTO DE UMA REPRESENTAÇÃO DO SIGNO DE CAPRICÓRNIO ATRAVÉS DA BONECA CAPRICApt_BR
dc.title.alternativeAPPLICATION OF THE SEEGMILLER AND MUNARI METHODS TO DEVELOPMENT OF A REPRESENTATION OF THE SIGN OF CAPRICORN THROUGH CAPRICA DOLLpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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