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Título: COMPRANDO UM LIVRO PELA CAPA: O PAPEL DO DESIGN EMOCIONAL COMO ESTÍMULO À AQUISIÇÃO DE LIVROS FÍSICOS
Título(s) alternativo(s): BUYING A BOOK BY THE COVER: THE ROLE OF EMOTIONAL DESIGN AS AN ENCOURAGEMENT TO ACQUIRE PHYSICAL BOOKS
Autor(es): DUARTE, Kyara Thalita Rodrigues
Palavras-chave: design emocional;
design editorial;
capas de livros;
livros físicos
emotional design;
editorial design;
book covers;
physical books
Data do documento: 17-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A crescente popularidade dos dispositivos de leitura de livros digitais entre os leitores tem gerado discussões sobre a persistência da preferência pelo livro físico. Nesse contexto, o presente estudo investiga o papel das capas como um estímulo à aquisição dos livros por meio do conceito de Design Emocional, a fim de compreender quais aspectos do design da capa podem influenciar o leitor no processo de escolha de um exemplar físico. Para tanto, adotou-se os seguintes procedimentos: realização de revisão sistemática de literatura, de entrevistas semiestruturadas e a aplicação de um questionário online. A partir da análise das informações coletadas, foi possível compreender as características dos leitores, seus hábitos de leitura e de compra de livros físicos, assim como a relação dos leitores com as capas dos livros, na qual foi possível concluir que o Design Emocional desempenha um papel essencial como uma ferramenta no mercado editorial, ao promover capas esteticamente agradáveis e cativantes, criando, uma conexão única com os leitores, através do apelo emocional proporcionado pelo projeto das capas em exemplares físicos.
Descrição: The growing popularity of digital book reading devices among readers has sparked discussions about the persistence of preference for physical books. The present study investigates the role of book covers as a stimulus for acquiring books through the concept of Emotional Design, in order to understand which aspects of cover design can influence readers in the process of choosing a physical copy. To do so, the following procedures were adopted: conducting a systematic literature review, semi- structured interviews, and an online questionnaire. Through the analysis of the collected information, it was possible to understand the characteristics of readers, their reading and book-buying habits, as well as their relationship with book covers. It was concluded that Emotional Design plays an essential role as a tool in the publishing market, promoting aesthetically pleasing and captivating covers that create a unique connection with readers through the emotional appeal provided by the design of physical book covers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7139
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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