Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7143
Título: MODA INCLUSIVA: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE ETIQUETAS DE ROUPAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Título(s) alternativo(s): INCLUSIVE FASHION: STUDY AND DEVELOPMENT OF LABELS OF CLOTHING FOR PEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENT
Autor(es): SOUSA, Paulo Aurélio Neves de Assunção
Palavras-chave: design;
moda inclusiva;
etiquetas;
QR Code;
autonomia
design;
inclusive fashion;
labels;
QR Code;
autonomy
Data do documento: 17-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo é de cunho experimental e caráter exploratório, trata-se de um trabalho de conclusão de curso fundamentado em uma perspectiva inclusiva que tem como intuito desenvolver etiquetas de roupas que possibilitem a pessoa com deficiência visual escolher seu vestuário. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, seguido de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa e participativa, mediante a aplicação de questionários e entrevistas com pessoas com deficiência visual, culminando na análise dos resultados e apresentação da solução do referido problema. No tocante à análise dos resultados, foi possível identificar e sugerir melhorias nas etiquetas já disponíveis no mercado, auxiliando na necessidade das pessoas cegas em identificar cores, tamanhos, modelos, formas de conservação do seu vestuário, textura e procedência do material. Considerando as opiniões e desejos dos voluntários que testaram os protótipos, reconheceram-se os pontos positivos e negativos, para futuras readequações do produto, para que este possa ser mais acessível, proporcionando ao seu consumidor mais autonomia para escolha e identificação de seus itens de vestuário.
Descrição: This study is experimental and exploratory in nature, it is a course conclusion work based on an inclusive perspective that aims to develop clothing labels that allow the visually impaired person to choose their clothing. For that, a bibliographical and documental survey was carried out, followed by a field research, with a qualitative and participative approach, through the application of questionnaires and interviews with people with visual impairment, culminating in the analysis of the results and presentation of the solution of the referred problem. . With regard to the analysis of the results, it was possible to identify and suggest improvements to the labels already available on the market, helping blind people to identify colors, sizes, models, ways of preserving their clothing, texture and origin of the material. Considering the opinions and wishes of the volunteers who tested the prototypes, the positive and negative points were recognized for future readjustments of the product, so that it can be more accessible, providing its consumer with more autonomy to choose and identify their clothing items.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7143
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Aurelio_TCC.pdfTCC de Graduação4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.