Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7144
Título: A “cultura estética” como caminho para a educação estética no pensamento de Friedrich Schiller
Título(s) alternativo(s): “Aesthetic culture” as a path to aesthetic education in the thoughts of Friedrich Schiller
Autor(es): COSTA, Bartolomeu dos Santos
Palavras-chave: estética;
cultura estética;
educação estética;
Friedrich Schiller;
aesthetic culture;
aesthetic education;
Friedrich Schiller.
Data do documento: 28-Ago-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo, a partir de uma análise e discussão descritivainterpretativa, uma busca da compreensão da cultura estética como caminho para a educação estética no pensamento de Friedrich Schiller. Nesse sentido, como problema central da pesquisa, tentamos responder: Como porque, para Schiller, a cultura estética é o único caminho para a implantação de uma educação estética? Para tal, seguimos a metodologia de pesquisa: revisão e análise bibliográfica. Desse modo, utilizamos como principal referencial teóricos as obras de Schiller (2002); Schiller (2009); Maia (2021); Barbosa (2004), entre outros. Desse modo, fez-se inicialmente, uma breve discussão histórico-conceitual sobre a cultura a partir do viés antropológico. Tentamos ainda, responder de forma breve, o que é a estética filosófica, não como conceito fechado, mas a partir de uma das várias perspectivas possíveis, seu precursor e seu sentido. Em seguida esclarecemos o quê que, no desenvolvimento do trabalho, estamos chamando de cultura estética. Apresentamos a crítica de Schiller à modernidade e discutimos sobre a Grécia antiga ser, para o autor, o ideal de beleza a ser seguido pelos modernos. Para a discussão do segundo capítulo, descrevemos, a partir da própria compreensão de Schiller sobre o que vem a ser a estética kantiana. O próprio Schiller expõe e descreve a relação de sua obra com a obra de Kant, sobretudo a Crítica da Faculdade de Julgar. Seguindo, fizemos uma discussão sobre o jogo e a relação entre os impulsos sensível, formal e lúdico. Apresentamos ainda elementos que caracterizam a estética schilleriana enquanto Bildung. No terceiro e último capítulo, fez-se, inicialmente, uma breve discussão acerca da liberdade política como extensão e/ou consequência da educação estética. No tópico seguinte, abordamos, especificamente, os aspectos da obra de Schiller que deu origem ao título do trabalho, ou seja, apresentamos a cultura estética como caminho para a educação estética do homem. Mostramos nesse tópico qual o caminho trilhado pelo autor, bem como as ferramentas utilizadas para tal objetivo. No último tópico do trabalho, fizemos uma discussão sobre a liberdade estética e estado estético, mostrando em que consiste ambas as concepções para Schiller, como o homem alcança pela beleza a primeira, como se relaciona com a segunda e seu resultado no interior do homem.__ABSTRACT The aim of this work is to seek an understanding of aesthetic culture as a path to aesthetic education in Friedrich Schiller's thought, based on a descriptiveinterpretative analysis and discussion. In this sense, as the central problem of the research, we try to answer: Why, for Schiller, is aesthetic culture the only way to implement an aesthetic education? To this end, we followed the research methodology: bibliographical review and analysis. We used the works of Schiller (2002); Schiller (2009); Maia (2021); Barbosa (2004), among others, as our main theoretical references. Initially, we had a brief historical-conceptual discussion about culture from an anthropological perspective. We also tried to answer briefly what philosophical aesthetics is, not as a closed concept, but from one of several possible perspectives, its precursor and its meaning. We then clarify what, in the development of this work, we are calling aesthetic culture. We present Schiller's critique of modernity and discuss how, for the author, ancient Greece is the ideal of beauty to be followed by modern people. For the discussion in the second chapter, we describe Schiller's own understanding of what Kantian aesthetics is. Schiller himself explains and describes the relationship between his work and Kant's work, especially the Critique of the Faculty of Judgment. We then discussed play and the relationship between the sensible, formal and playful impulses. We also presented elements that characterize Schillerian aesthetics as Bildung. The third and final chapter begins with a brief discussion of political freedom as an extension and/or consequence of aesthetic education. In the next topic, we specifically address the aspects of Schiller's work that gave rise to the title of the work, in other words, we present aesthetic culture as a path to man's aesthetic education. In this topic, we show the path taken by the author, as well as the tools used to achieve this goal. In the last topic of the paper, we discuss aesthetic freedom and the aesthetic state, showing what both conceptions consist of for Schiller, how man achieves the former through beauty, how it relates to the latter and its result within man.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7144
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARTOLOMEU_DOS_SANTOS_COSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso868,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.