Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7145
Título: A philosophical anthropology in the “Leviathan” of Thomas Hobbes
Título(s) alternativo(s): A philosophical anthropology in Thomas Hobbes’ “Leviathan”
Autor(es): NEVES, Brenda Rayanne Cardoso
Palavras-chave: antropologia filosófica;
sensações;
movimento vital;
estado de natureza;
direito natural lei natural;
philosophical anthropology;
sensations;
vital movement;
state of nature;
natural law and natural law.
Data do documento: 15-Set-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O papel fundante da Antropologia Filosófica é refletir racionalmente e universalmente acerca do que é homem. Este trabalho tem por intuito analisar como no pensamento do filósofo Thomas Hobbes na primeira parte da sua obra Leviatã essa questão aparece. Para isso faremos primeiramente uma retomada histórica do que seria a antropologia filosófica à luz do pensamento ocidental tendo como base o autor Lima Vaz em seu livro Antropologia Filosófica I. Quanto a obra principal para construção deste trabalho, foi primordialmente o livro Leviatã, especificamente a primeira parte intitulada: do Homem, onde o trabalho objetiva investigar como Hobbes estrutura e explica sua perspectiva acerca do homem. Tanto no que diz respeito a suas formas de conhecer, de se organizar em sociedade bem como seus anseios individuais, e em especial sua moralidade naturalmente egoísta, que condiciona suas ações de maneira a assegurar para si, em detrimento dos outros, as condições de sua subsistência o que cria segundo Hobbes um estado de guerra de todos contra todos. Para justificar sua teoria, Hobbes explica como funciona o processo cognitivo humano, ou seja, sua capacidade de conhecer, de perceber, de entender as coisas. Somente depois explica o que o homem faz com essas informações absorvidas. No decorrer, apresento o pensamento do autor no que diz respeito a sua tese de condição natural humana. E sua justificação da necessidade do poder coercitivo do Estado.__ABSTRACT: The meaning aim of Philosophical Anthropology is to reflect rationally and universally on what is the human beings. This work aims to analyze the anthropological thought of the philosopher Thomas Hobbes in the first part of his work Leviathan. For this we will first make a historical resumption of what would be the philosophical anthropology in the light of Western thought based on the author Lima Vaz in his book Philosophical Anthropology I. The main work for the construction of this work was primarily the book Leviathan, specifically the first part entitled: of Man, where the work aims to investigate how Hobbes structures and explains his perspective on man. Both with regard to their ways of knowing, organizing themselves in society as well as their individual desires, and especially their naturally selfish morality, which conditions their actions in order to ensure for themselves, to the detriment of others, the conditions of their subsistence which creates according to Hobbes a state of war of all against all. To justify his theory, Hobbes explains how the human cognitive process works, as well as his ability to know, to perceive, to understand things. Only then does he explain what man does with this absorbed information. In the course, I present the author's thinking with regard to his thesis of human natural condition. And his justification of the need for the coercive power of the state. Undoubtedly, the core of all philosophy, as well as the other sciences that derive from it, is to understand what man is. So philosophical anthropology proposes to think of humanity beyond relativities, seeking to find the ontological invariants, moving away from its particular determinations to seek to understand what integrally constitutes the human race fulfilling its philosophical role.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7145
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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