Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEITE, Mariana Sousa-
dc.date.accessioned2023-11-20T03:37:28Z-
dc.date.accessioned2023-11-20T03:37:33Z-
dc.date.available2023-11-20T03:37:28Z-
dc.date.available2023-11-20T03:37:33Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7148-
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho confere uma abordagem na temática sobre os cursos de licenciaturas à distância, com o título “O crescimento no acesso a graduações em EaD e suas implicações profissionais: um estudo de caso em Bacabal – MA”. Em que se volta para uma compreensão acerca da Educação a distância com vista ao uso das tecnologias, a educação alinhada na relação com o viés do acesso e satisfação profissional com a formação dos indivíduos consumidores desta modalidade de ensino. O estudo é uma revisão de literatura com apoio em um estudo de caso na cidade de Bacabal – MA, de natureza qualitativa. A pesquisa objetivou compreender o processo de ensino e na aprendizagem na modalidade EaD considerando o aumento dessa modalidade de ensino e buscando ainda perceber/apreender as implicações da formação em EAD junto aos profissionais em formação. O estudo foi subsidiado pelos os escritos de Belloni (2001), Kenki (2008), Litto e Formiga (2012), dentre outros, além dos dispositivos legais a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN 9.394/96, em particular no Art. 80 que trata sobre a EaD consubstanciaram os registros. No que constata-se que essa modalidade de ensino prevê a construção da autonomia do estudante no processo ensino-aprendizagem e formação assertiva dentro das demandas de mercado e social. Em que faz-se importante destacar ainda, os decretos e resoluções, em consonância com o contexto atual. Resultados preliminares apontam a EaD aliada ao uso das tecnologias na educação mediada pelo o professor como forma de tornar-se favorável ao processo de autonomia e formação discente cuja autoaprendizagem configura-se na comunicação, interação, cooperação e construção do conhecimento.__ABSTRACT The present work provides an approach to the theme of distance education courses, with the title "The growth in access to graduations in EaD and its professional implications: a case study in Bacabal - MA". In which it turns to an understanding of Distance Education with a view to the use of technologies, education aligned in relation to the bias of access and professional satisfaction with the training of individuals who consume this type of education. The study is a literature review based on a case study in the city of Bacabal - MA, of a qualitative nature. The research aimed to understand the teaching and learning process in distance learning modality, considering the increase of this teaching modality and also seeking to perceive/apprehend the implications of distance learning training with professionals in training. The study was supported by the writings of Belloni (2001), Kenki (2008), Litto and Formiga (2012), among others, in addition to legal provisions such as the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDBN 9.394/96, in particularly in Art. 80 that deals with EaD substantiated the records. It appears that this teaching modality provides for the construction of student autonomy in the teaching-learning process and assertive training within market and social demands. In which it is important to highlight the decrees and resolutions, in line with the current context. Preliminary results point to EaD combined with the use of technologies in education mediated by the teacher as a way to become favorable to the process of autonomy and student formation whose self-learning is configured in communication, interaction, cooperation and knowledge construction.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação à distância;pt_BR
dc.subjecttecnologias;pt_BR
dc.subjectprofissionais em formação;pt_BR
dc.subjectdistance education;pt_BR
dc.subjecttechnologies;pt_BR
dc.subjectprofessionals in training.pt_BR
dc.titleO crescimento no acesso a graduações em ead e suas implicações profissionais: um estudo de caso em Bacabal – MApt_BR
dc.title.alternativeThe growth in access to distance learning degrees and its professional implications: a case study in Bacabal – MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal
TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA_SOUSA_LEITE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso742,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.