Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7149
Título: Um estudo teórico-bibliográfico sobre o fenômeno da indisciplina escolar
Título(s) alternativo(s): A theoretical-bibliographical study on the phenomenon of school indiscipline
Autor(es): SILVA, Sabrinna Lucena da
Palavras-chave: indisciplina escolar;
disciplina;
alunos;
school indiscipline;
discipline;
students.
Data do documento: 20-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A indisciplina escolar se apresenta como um dos grandes desafios para a educação na atualidade, afetando professores e alunos que convivem com este fenômeno na prática do dia a dia, afetando substancialmente no processo de ensino aprendizagem. Esta realidade reflete significativamente no desenvolvimento de uma educação de qualidade, pois os alunos indisciplinados agem impulsionando a desordem da sala de aula. Desta forma, a pesquisa foi realizada com o objetivo de discutir o fenômeno da indisciplina escolar, relacionando os motivos que condicionam para tal ação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada como fonte principal para a análise do problema, tendo como base autores selecionados no Portal de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sousa (2016), Fagundes (2017), Gonçalves (2018), e Yoshida (2019). Este trabalho está organizado em quatro partes: a primeira parte apresenta a Introdução da pesquisa com um breve resumo do estudo, apresentando a problemática, os objetivo principais, assim como a justificativa; a segunda aborda a revisão da literatura explicando os significados dos termos “Disciplina e Indisciplina”; a terceira faz uma análise das dissertações dos autores já citados no intuito de compreender o problema; e a quarta parte apresenta a conclusão dos resultados obtidos durante a pesquisa. Ao realizar análise das teses e dissertações dos autores, bem como as evidências colhidas em suas observações, foi possível obter as respostas do problema proposto para esta pesquisa; e os motivos apontados como influência para a indisciplina foi: a escola não aceitar a opinião dos alunos, o ambiente familiar, o Governo e a infraestrura da escola. Ainda foi verificado que para haver uma melhora no comportamento dos alunos, todos os envolvidos em sua educação devem estar dispostos a contribuir e trabalharem em conjunto.___ABSTRACT: School indiscipline presents itself as one of the great challenges for education today, affecting teachers and students who live with this phenomenon in their daily practice, substantially affecting the teaching-learning process. This reality is significantly reflected in the development of quality education, as undisciplined students act by promoting disorder in the classroom. In this way, the research was carried out with the objective of discussing the phenomenon of school indiscipline, listing the reasons that condition for such action. The methodology used was bibliographical research, carried out as the main source for the analysis of the problem, based on selected authors in the Portal of theses and dissertations of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), Sousa (2016), Fagundes (2017), Gonçalves (2018), and Yoshida (2019). This work is organized in four parts: the first part presents the Introduction of the research with a brief summary of the study, presenting the problem, the main objectives, as well as the justification; the second addresses the literature review explaining the meanings of the terms “Discipline and Indiscipline”; the third analyzes the dissertations of the aforementioned authors in order to understand the problem; and the fourth part presents the conclusion of the results obtained during the research. By analyzing the theses and dissertations of the authors, as well as the evidence gathered from their observations, it was possible to obtain answers to the problem proposed for this research; and the reasons cited as influencing indiscipline were: the school not accepting the students' opinion, the family environment, the Government and the school's infrastructure. It was also verified that in order to have an improvement in the students' behavior, everyone involved in their education must be willing to contribute and work together.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7149
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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