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Título: O estágio obrigatório na formação docente: percepções e complexidades em um curso de ciências naturais - Química
Título(s) alternativo(s): The mandatory internship in teacher training: perceptions and complexities in a natural sciences course - Chemistry
Autor(es): SILVA, Aline Costa
Palavras-chave: formação docente;
ciências naturais;
estágio supervisionado;
percepções;
discentes.
teacher training;
natural sciences;
supervised internship;
perceptions;
students.
Data do documento: 11-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O presente estudo tem como foco principal abordar sobre o Estágio Supervisionado Obrigatório na formação docente, suas percepções e complexidades, na trajetória de discentes em um curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química, sendo a problemática da pesquisa, qual a incumbência do Estágio Supervisionado, enquanto componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química?. Como esse componente curricular pode afetar a desenvoltura dos discentes enquanto estagiários, e qual sua importância na formação?. Assim, o objetivo geral que é discutir a importância do estágio supervisionado na formação dos discentes de um curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química. Quanto a metodologia empregada utilizou do método hipotético-dedutivo, de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória e explicativa, sendo o instrumento da pesquisa um questionário semiestruturado contendo 11 perguntas (duas objetivas e nove discursivas), e com base em tais resultados, concluiu que os estágios supervisionados podem ser vistos como uma forma de preparar os futuros professores, que apesar das adversidades citadas, podem por meio de atividades práticas vivenciar seus campos profissionais. Conclui ainda que para compreender de maneira mais ampla as conexões entre teoria e prática e as realidades da profissão, há a necessidade de um estudo mais detalhado a respeito do assunto.___ABSTRACT The main focus of this study is to address the Mandatory Supervised Internship in teacher education, its perceptions and complexities, in the trajectory of students in a Degree course in Natural Sciences/Chemistry, being the problem of the research, what is the task of the Supervised Internship, as a curricular component of the Degree course in Natural Sciences/Chemistry?. How can this curricular component affect the resourcefulness of students as trainees, and what is its importance in training?. Thus, the general objective is to discuss the importance of supervised internship in the training of students of a Degree course in Natural Sciences / Chemistry. As for the methodology employed, the hypothetical-deductive method used a qualitative, descriptive, exploratory and explanatory approach, and the research instrument was a semi-structured questionnaire containing 11 questions (two objective and nine discursive), and based on such results, concluded that the supervised internships can be seen as a way to prepare future teachers, who despite the adversities mentioned, they can, through practical activities, experience their professional fields. It also concludes that in order to understand more broadly the connections between theory and practice and the realities of the profession, there is a need for a more detailed study on the subject.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7150
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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