Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, Daiane da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-20T22:19:40Z-
dc.date.available2023-11-20T22:19:40Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7151-
dc.description.abstractRESUMO: O presente artigo tem por finalidade discorrer e analisar as contribuições do projeto de extensão “A química nas escolas: integrando teoria à prática” na formação docente através da narrativa de experiências vividas por graduandos do curso de licenciatura de ciências naturais - química da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo entendo que a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, que fundamenta a Universidade, pode contribuir significativamente para a ampliação de vivências no âmbito acadêmico sendo a Extensão um instrumento dialético de teoria/prática que favorece a formação integrada à realidade social do ambiente de trabalho docente. A pesquisa adotada é de natureza qualitativa com análise de dados a partir dos relatos adquiridos através de um questionário com 10 perguntas em formato de entrevista aplicados a graduandos do curso participantes do projeto de extensão que discorrem sobre as contribuições do projeto para a formação da sua identidade docente e formação profissional. Notou-se que, além do aprendizado profissional, a realização do projeto traz vários benefícios para o professor em formação. O extensionista desenvolve uma interação maior com o ambiente de trabalho e profissionais da área e cria oportunidades para o desenvolvimento de habilidades referentes ao trabalho em equipe, além daquelas relacionadas com o ensino e aprendizagem de conteúdos de Química. A Extensão Universitária é essencial para formação docente, pois viabiliza o processo de construção do conhecimento a partir da vivência da realidade do ambiente de atuação do professor que adquire competências e habilidades que os tornam profissionais com excelência.__ABSTRACT: The following article aims to discuss and analyze the contributions of the extension Project “Chemistry in schools: integrating theory and practice” in teacher education through narration of experiences lived by undergraduate students from the degree course of Natural Sciences - Chemistry from Federal University of Maranhão – UFMA, Center of Sciences from São Bernardo, I understand that the triad Teaching, Research and Extension, which underlies the University, can contribute significantly to the expansion of experiences in the academic sphere, being the Extension a dialectic tool of theory/practice that favors the training to social reality of the teaching work’s environment. The research adopted has qualitative nature with data analysis from reports acquired from a questionnaire of 10 questions in interview format and it was applied to undergraduate students from the course who are participants from the extension project who discuss the project’s contributions to form their teaching identity and professional training. It was noticed that, besides the professional learning, the accomplishment of the project brings lots of benefits to the teacher in training. The extensionist develops a bigger interaction with the work environment and professionals from that área and creates opportunities for the development of skills related to teamwork, besides those related with the teaching and learning process of Chemistry content. The university extension is essential for the teaching training, since it enables the process of knowledge construction from the experience of reality in the teacher’s work environment who acquires skills and abilities that make them professionals with excellence.__RESUMEN Este artículo tiene como objetivo discutir y analizar las contribuciones del proyecto de extensión “Química en las escuelas: la integración de la teoría a la práctica” en la formación de profesores a través de la narrativa de las experiencias vividas por los estudiantes del curso de pregrado de Ciencias Naturales -Química en la Universidad Federal do Maranhão - UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo, entiendo que la triade Enseñanza, Investigación y Extensión, que fundamenta la Universidad, puede contribuir significativamente a la ampliación de vivencias en el ámbito académico, siendo la extensión un instrumento dialéctico de teoría/práctica que favorece la formación integrada a la realidad social del ambiente de trabajo docente. La investigación adoptada es de naturaleza cualitativa, con análisis de datos a partir de relatos adquiridos a través de un cuestionario con 10 preguntas en formato de entrevista aplicados a graduandos de curso participantes del proyecto de extensión que discurren sobre las contribuciones del proyecto para la formación de su identidad docente y formación profesional. Se observó que, además del aprendizaje, la realización del proyecto trae varios beneficios para el profesor en formación. El extensionista desarrolla una mayor interacción con el ambiente de trabajo y profesionales del área y crea oportunidades para el desarrollo de habilidades referentes al trabajo en equipo, además que aquellas relacionadas con la enseñanza y aprendizaje de contenidos de Química. La extensión universitaria es esencial para la formación docente, pues viabiliza el proceso de construcción del conocimiento a partir de la vivencia de la realidad del ambiente de actuación del profesor que adquiere competencias y habilidades que los hacen profesionales con excelencia.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectprojeto de extensão;pt_BR
dc.subjectformação docente;pt_BR
dc.subjectpesquisa qualitativa;pt_BR
dc.subjectgraduandos;pt_BR
dc.subjectcampus São Bernardo;pt_BR
dc.subjectextension project;pt_BR
dc.subjectteaching education;pt_BR
dc.subjectqualitative research;pt_BR
dc.subjectundergraduate students;pt_BR
dc.subjectcampus São Bernardo.;pt_BR
dc.subjectproyecto de extensión;pt_BR
dc.subjectformación docente;pt_BR
dc.subjectinvestigación cualitativa;pt_BR
dc.subjectestudiantes de pregrado;pt_BR
dc.subjectcampus São Bernardo.pt_BR
dc.titlePotencialidade da extensão universitária na formação docentept_BR
dc.title.alternativePotential of university extension in teacher trainingpt_BR
dc.title.alternativePotencialidad de extensión en la formación docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYANEFERREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso401,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.