Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7153
Título: O ensino de Química em escolas públicas a partir da extensão universitária
Título(s) alternativo(s): The teaching of Chemistry in public schools from university extension
La enseñanza de la Química en las escuelas públicas a través de la extensión universitaria
Autor(es): MONTEIRO, Gabriele dos Santos
Palavras-chave: ensino de Química;
extensão universitária;
experimentação;
recursos de baixo custo;
Chemistry teaching;
university extension;
experimentation;
low-cost methods;
Data do documento: 5-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: No ensino de Química, sabe-se que a parte experimental é a ferramenta principal para o sucesso do aprendizado dos conteúdos da disciplina. No entanto, a realidade das salas de aula nas escolas públicas é que ainda prevalece o ensino tradicional. A infraestrutura das escolas, a falta de materiais e as concepções desatualizadas dos professores na disciplina, são alguns dos obstáculos permanentemente encontrados para a não realização dessas aulas experimentais. Diante dessa problemática, o projeto de Extensão, “A Química nas escolas: Integrando teoria à prática", traz a possibilidade de realização de aulas experimentais utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso onde experimentos são realizados dentro da própria sala de aula, contribuindo de forma significativa para a aprendizagem do aluno. Assim, este trabalho tem objetivo de pontuar as contribuições, bem como os aspectos positivos, e desafios da aplicação de aulas práticas em escolas públicas a partir da iniciativa de ações da extensão universitária no ensino de química. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa com uma amostra dos alunos participantes do projeto, que serviu de referência para discussão dos resultados deste trabalho. Notou-se que a realização das aulas experimentais no ambiente escolar, utilizando materiais de baixo custo, apresenta significativas melhorias no que se diz respeito à motivação, participação e comprometimento dos alunos durante as aulas teórico/prática o que infere em uma melhor aprendizagem dos conteúdos de química. Ressalta-se também a contribuição na formação dos graduandos que desenvolvem habilidades durante sua formação docente.___ABSTRACT: In Chemistry teaching, it is known that the experimental part is the main tool for a successful teaching when learning the discipline contents. However, the reality in classrooms in public schools is that traditional teaching still prevails. The infrastructure in schools, the lack of materials and outdated conceptions from the teachers of the discipline are some of the obstacles permanently found for not having experimental classes. To this problem, “Chemistry in schools: integrating theory to practice”, brings the possibility of making real experimental classes using low-cost materials and easy access where experiments are performed in the classroom contributing significantly to the students’ learning. Accordingly, this work aims to highlight the contributions, as well as the positive aspects and challenges in applying the practical classes in public schools based on the initiative of actions from the university extension in Chemistry teaching. To this end, qualitative research was conducted with a sample from students who participated in the project which was used as a reference to discuss the results of this work. It was noted that the accomplishment of the experimental classes in the school environment, using the low-cost materials, shows significant improvements in terms of motivation, participation and commitment of students during the classes theory/practice which infers in a better learning process of the Chemistry contents. A particular attention is drawn to the contribution in the training of undergraduate students who develop skills during their teaching training.___RESUMEN: En la enseñanza de la Química, se sabe que la parte experimental es la principal herramienta para el éxito del aprendizaje de los contenidos de la asignatura. Sin embargo, la realidad de las aulas en las escuelas públicas es que sigue prevaleciendo la enseñanza tradicional. La infraestructura de las escuelas, la falta de materiales y las concepciones anticuadas de los profesores son algunos de los obstáculos encontrados permanentemente para no llevar a cabo estas clases experimentales. Ante esta problemática, el proyecto de extensión, “Química en la escuela: integrando teoría y práctica”, aporta la posibilidad de realizar clases experimentales utilizando materiales de bajo costo y fácil acceso donde los experimentos se realizan en el aula, contribuyendo significativamente al aprendizaje de los estudiantes. Así, este trabajo pretende señalar las aportaciones, así como los aspectos positivos y retos de la aplicación de clases prácticas en la escuela pública desde la iniciativa de acciones de extensión universitaria en la enseñanza de la Química. Para ello, se realizó una investigación cualitativa con una muestra de estudiantes participantes en el proyecto, que sirvió de referencia para la discusión de los resultados de este trabajo. Se constató que la implementación de clases experimentales en el ámbito escolar, utilizando materiales de bajo costo, presenta mejoras significativas en lo que se refiere a la motivación, participación y compromiso de los estudiantes durante las clases teórico/prácticas, lo que infiere en un mejor aprendizaje de los contenidos de Química. También cabe destacar la contribución a la formación de los estudiantes universitarios que desarrollan competencias durante su formación docente.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7153
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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