Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARVALHO, Gerffeson Antonio Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T23:11:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T23:11:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7154 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: As atividades extracurriculares, atividades realizadas além daquelas obrigatórias para a formação, tem um papel fundamental na geração de conhecimento. A prática da realização das atividades extracurriculares, voltadas para a partição ativa e investigativa dos alunos universitários, dar suporte como vivencias aos alunos, oportunidades aos professores de uma “capacitação” dando assim uma efetivação em novos métodos de ensino. Neste trabalho analisou-se sobre o que os professores da educação básica pensam a respeito dessas atividades e o seu desenvolvimento com a participação de alunos acadêmicos. Para a realização dessas analises foi aplicado um questionário e uma entrevista com os professores do ensino médio sob uma abordagem qualitativa, com o intuído de analisar e compreender questões que permeiam os alunos universitários na aplicação das atividades extracurriculares no ensino. Notou-se que o desenvolvimento de atividades tem trazido uma diversidade e amplitude no processo educacional universitário, sob uma disponibilidade e responsabilidade das instituições universitárias, no qual envolvem parcerias, experiências nas quais as atividades extracurriculares vêm com o papel de fornecer a experiência, e vivencia, e de atividades que ultrapassam a vivencia das salas de aulas e de outras formas de atividades curriculares formais. As formas de compreender a realidade das extensões universitárias se iniciam na busca de uma vivencia da realidade na profissão em que deseja atuar, visto que as experiências fora da sala de aula possuem potencial para contribuir na valorização dos resultados da universidade como relatado pelos alunos que participam de projetos de extensão. O relato espontâneo dos professores a partir do questionário ressalta a importância da participação dos alunos com as atividades extracurriculares em sua disciplina, pois impactam diretamente na comunidade escolar aumentando os níveis de aprendizagem dos alunos, bem como na formação do universitário e criação de uma personalidade profissional.___ABSTRACT Extracurricular activities, activities carried out in addition to those mandatory for training, play a fundamental role in generating knowledge. The practice of carrying out extracurricular activities, aimed at the active and investigative partition of university students, provide support as experiences for students, opportunities for teachers to “train”, thus giving effect to new teaching methods. This work analyzed what teachers think about these activities and their development with the participation of external students. To carry out these analyses, a questionnaire and an interview with high school teachers were applied under a qualitative approach, with the aim of analyzing and understanding issues that permeate university students in the application of extracurricular activities in teaching. It was noted that the development of activities has brought diversity and breadth to the university educational process, under the availability and responsibility of university institutions, which involve partnerships, experiences in which extracurricular activities play the role of providing experience, and experiences, and activities that go beyond classroom experience and other forms of formal curriculum activities. In this same focus, the ways to understand the reality of university extensions begin with the search for a reality experience in the profession in which you want to work, as experiences outside the classroom have the potential to contribute to the appreciation of university results as reported. by students who participate in extension projects. The spontaneous report of the professors highlights the importance of the participation of students in extracurricular activities in their discipline, as they directly impact the school community, increasing student learning levels, as well as in the formation of university students and the creation of a professional personality. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | extensão universitária; | pt_BR |
dc.subject | atividade extracurricular; | pt_BR |
dc.subject | ensino; | pt_BR |
dc.subject | Química; | pt_BR |
dc.subject | university extension; | pt_BR |
dc.subject | extracurricular activity; | pt_BR |
dc.subject | teaching; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry. | pt_BR |
dc.title | Teoria e prática na formação docente a partir dos projetos extracurriculares de extensão universitária | pt_BR |
dc.title.alternative | Theory and practice in teacher training based on extracurricular university extension projects | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GERFFESONCARVALHO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 811,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.