Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7156
Título: | Potencialidades do indicador natural obtido do extrato def lores da ixora chinensis para o ensino contextualizado de Química |
Título(s) alternativo(s): | Potentialities of the natural indicator obtained from the extract of ixora chinensis flowers for the contextualized teaching of Chemistry |
Autor(es): | VALENTIM, Mailson Pereira |
Palavras-chave: | experimentação no ensino médio; indicador natural; ensino de química; experimentation in high school; natural indicator; chemistry teaching. |
Data do documento: | 19-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Muito se tem discutido sobre o ensino de química atualmente, de modo a torná-lo mais efetivo. Estudos desse tipo se fazem necessário tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem não é algo estático, pois a sociedade está constantemente se modificando, o que faz com que a educação não fique a par dessas mudanças. Desse modo, trabalhar com metodologias que vão além do ensino tradicional ou mesmo habitual se faz uma necessidade. Em vista disso, esse trabalho objetivou promover o aprendizado dos conceitos relacionados a acidez e basicidade mediante aplicação de uma atividade experimentação utilizando extratos de flores como indicador natural de pH. Dessa forma foi produzido um indicador natural a partir do extrato de flores da planta Ixora Chinensis com o potencial de identificação visual de substâncias, distinguindo-as como ácidas ou básicas através de sua coloração. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e teve como participantes os alunos do 2° ano de ensino médio de uma escola estadual no município de Santana do Maranhão- MA. Os dados da pesquisa foram obtidos com o emprego de um questionário constituído de perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados demonstraram que a atividade experimental aplicada a aula de química desperta e motiva o interesse dos alunos, fazendo com que os mesmos se sintam o sujeito central no processo de ensino- aprendizagem, participando de forma ativa ao desenvolver suas próprias conclusões acerca dos fenômenos abordados.__ABSTRACT: Much has been discussed about the teaching of chemistry today, to makeit moreeffective. Studies of this type are necessary considering that the teaching-learningprocess is not static, as society is constantly changing, which means that educationis not aware of these changes. In this way, working with methodologiesthat gobeyond traditional or even usual teaching becomes a necessity. Becauseof this, thiswork aimed to promote the learning of concepts related to acidity andbasicitythrough the application of an experimentation activity using flower extractsasanatural pH indicator. In this way, a natural indicator was produced fromtheextract offlowers of the Ixora Chinensis plant with the potential for visual identificationofsubstances, distinguishing them as acidic or basic through their color. Thisresearchis qualitative and had as participants students in the 2nd year of highschool inastate school in the municipality of Santana do Maranhão - MA. The researchdatawas obtained using a questionnaire consisting of objective and subjectivequestions.The results showed that the experimental activity applied to the chemistryclassawakens and motivates the interest of the students, making themfeel liketheyarethe central subject in the teaching-learning process, participatingactivelyindeveloping their conclusions regarding the phenomena addressed. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7156 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAILSONVALENTIM.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.