Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, Patricia Reis de-
dc.date.accessioned2023-11-20T23:53:54Z-
dc.date.available2023-11-20T23:53:54Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7158-
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa com a temática: O ensino de Ciências da Natureza e suas possíveis contribuições para a vida sexual dos adolescentes tem o objetivo geral discutir a educação sexual no cotidiano escolar dos adolescentes considerando as contribuições do componente curricular Ciências da Natureza e suas temáticas voltadas para a Educação Sexual. Estabelecido o objetivo geral do estudo acrescentam-se os objetivos específicos: conhecer as estratégias metodológicas e os recursos didáticos que são utilizados pelo professor no ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II (8º ano); identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca da sexualidade, das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e, na mesma proporção, dos métodos contraceptivos; propor uma intervenção na sala de aula utilizando estratégias e recursos didáticos para o ensino da temática sexualidade que despertem o interesse dos discentes. Utilizou como metodologias: (1ª) observação; (2ª) aplicação de questionário; (3ª) preparação e ministração de uma aula. Ao todo, 19 alunos participaram da pesquisa, etapa fundamental para compreendermos a percepção dos mesmos. Conclui-se que as percepções dos alunos sobre a temática são repletas de incertezas e dúvidas. Apesar de reconhecerem a relevância da abordagem, muitos enfatizaram o desconhecimento sobre tais práticas e, a necessidade dessas discussões estarem no ambiente escolar. Diante disso, as análises teóricas e a observação de campo foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa e mostrar sua viabilidade científica enquanto um estudo que problematiza uma questão urgente em nossa realidade brasileira.__ABSTRACT The present research with the theme: The teaching of Natural Sciences and its contributions to the sexual life of adolescents has the general objective to discuss sexual education in the daily school life of adolescents, considering the contributions of the curricular component Natural Sciences and its themes aimed at Sex Education. Having established the general objective of the study, the specific objectives are added: to know the methodological strategies and the didactic resources that are used by the teacher in the teaching of Natural Sciences in Elementary School II (8th grade); identify students' prior knowledge about sexuality, Sexually Transmitted Infections (STI´s) and, to the same extent, contraceptive methods; propose an intervention in the classroom using strategies and didactic resources for teaching the theme of sexuality that arouse the students' interest. Used as methodologies: (first) observation; (2nd) questionnaire application; (3rd) preparation and delivery of a class. In all, nineteen students participated in the survey, a fundamental step for us to understand their perception. It concludes that the students' perceptions on the subject are full of uncertainties and doubts. Despite recognizing the relevance of the approach, many emphasized the lack of knowledge about such practices, and the need for these discussions to be in the school environment. In view of this, theoretical analyzes and field observation were fundamental for the development of the research and to show its scientific viability as a study that problematizes an urgent issue in our Brazilian reality.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectCiências da Natureza;pt_BR
dc.subjectsexualidade na adolescência;pt_BR
dc.subjectmetodologias e recursos didáticos;pt_BR
dc.subjectNatural Sciences;pt_BR
dc.subjectsexuality in adolescence;pt_BR
dc.subjectmethodologies and didactic resources.pt_BR
dc.titleO ensino de ciências da natureza e suas possíveis contribuições para a vida sexual dos adolescentes: estratégias e recursos didáticospt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of natural sciences and its possible contributions to the sexual life of adolescents: strategies and teaching resourcespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIACARVALHO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.