Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7159
Título: | Perspectivas docentes sobre o ensino das Ciências da Natureza nas séries finais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Teaching perspectives on the teaching of Natural Sciences in the final grades of elementary school |
Autor(es): | SILVA, Rosangela Nunes da |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências da Natureza; professores; práticas pedagógicas; desafios. Teaching of Natural Sciences; teachers; pedagogical practices; challenges. |
Data do documento: | 19-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Os desafios vivenciados pelos docentes do ensino de Ciências da Natureza são diversos, o que torna necessária uma reflexão de suas práticas pedagógicas nas circunstâncias em que estão inseridas. O Ensino de Ciências da Natureza é visto como desafiador para os professores, tendo em vista que, estes precisam planejar propostas didáticas que compreendam as características dos discentes nas turmas, buscando metodologias significativas que despertem nos alunos o interesse pela disciplina. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo compreender como os docentes de Ciências da Natureza percebem os processos de ensino-aprendizagem na área, e o que pontuam como potencialidades e como dificuldades em suas práticas. Estudo que consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa com caráter descritivo e exploratório. O estudo foi desenvolvido em duas escolas públicas de Santa Quitéria do (MA). Participaram da pesquisa seis docentes que lecionam a disciplina de Ciências da Natureza. O instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi um questionário constituído por nove questões. Após a análise dos dados constatou que as dificuldades nas práticas pedagógicas dos professores pesquisados estão relacionadas a falta de estrutura, materiais específicos que a escola não fornece e a falta de interesse dos alunos em sala.___ABSTRACT: The challenges experienced by teachers of Natural Science teaching are diverse, which makes it necessary to reflect on their pedagogical practices in the circumstances in which they are inserted. The Teaching of Natural Sciences is seen as challenging for teachers, considering that they need to plan didactic proposals that understand the characteristics of the students in the classes, seeking meaningful methodologies that arouse the students' interest in the discipline. Therefore, this research aims to understand how Natural Sciences teachers perceive the teaching-learning processes in the area, and what they point out as strengths and difficulties in their practices. Study consisting of a research with a qualitative approach with a descriptive and exploratory character. The study was carried out in two public schools in Santa Quitéria do (MA). Six professors who teach the subject of Natural Sciences participated in the research. The instrument used to obtain the data was a questionnaire, consisting of nine questions. After analyzing the data, it was found that the difficulties in the pedagogical practices of the researched teachers are related to the lack of structure, specific materials that the school does not provide and the lack of interest of the students in the classroom. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7159 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSANGELASILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 421,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.