Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Tathiane Feitoza dos-
dc.date.accessioned2023-11-21T00:52:34Z-
dc.date.available2023-11-21T00:52:34Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7161-
dc.description.abstractRESUMO: A inclusão escolar ainda se configura em um desafio nas escolas. Pesquisa de abordagem qualitativa que tem como objetivo geral: conhecer as metodologias utilizadas pelos docentes no processo de ensino de estudantes com Síndrome de Down nas aulas de Ciências da Natureza, e se essas metodologias contribuem para a inclusão dos estudantes. A inclusão escolar é um direito que ainda clama pela sua garantia nas escolas públicas do Brasil, visto que ela pode contribuir tanto para o estudante com Síndrome no seu desenvolvimento e desempenho quanto para os estudantes que não têm Síndrome de Down que tendem a desenvolver uma convivência que valoriza o outro para que não haja qualquer tipo de preconceito ou mesmo discriminação. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa duas professoras e uma diretora, o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com oito perguntas, sendo diferenciadas para professoras e diretora. A pesquisa constatou que as metodologias utilizadas pelas professoras e professores auxiliares no trabalho com os estudantes com síndrome de Down continuam sendo adaptações dos conteúdos como a divisão dos conteúdos, e também são usadas as metodologias lúdicas como os jogos educativos, desenhos, pinturas e brincadeiras etc. Podendo ser destacados os experimentos, vídeos, rodas de conversas e as tecnologias digitais como recursos que são capazes de enriquecer a aprendizagem do aluno com Síndrome de Down. Constatou também que a escola necessita de mais professores auxiliares, e que ainda há um despreparo por parte da escola e dos professores regentes e auxiliares quanto ao trabalho realizado com os estudantes com Síndrome de Down ou com qualquer outro tipo de deficiência.__ABSTRACT School inclusion is still a challenge in schools. Research with a qualitative approach that has the general objective: to know the methodologies used by teachers in the process of teaching students with Down Syndrome in Natural Sciences classes, and if these methodologies contribute to the inclusion of students. School inclusion is a right that still calls for its guarantee in public schools in Brazil, since it can contribute both to the development and performance of students with Down Syndrome and to students who do not have Down Syndrome, who tend to develop a relationship that values the other so that there is no prejudice or even discrimination. The methodology used was a qualitative approach. Two teachers and a director participated in the research, the data collection instrument was a semi-structured interview with eight questions, being differentiated for teachers and director. The research found that the methodologies used by the teachers and assistant teachers in working with students with Down syndrome continue to be adaptations of the contents such as the division of contents, and also playful methodologies are used such as educational games, drawings, paintings and games, etc. Experiments, videos, conversation circles and digital technologies can be highlighted as resources that are capable of enriching the learning of students with Down Syndrome. It also found that the school needs more auxiliary teachers, and that there is still a lack of preparation on the part of the school and the regent and auxiliary teachers regarding the work carried out with students with Down Syndrome or with any other type of disability.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectsíndrome de Down;pt_BR
dc.subjectCiências da Natureza;pt_BR
dc.subjectmetodologias;pt_BR
dc.subjectDown syndrome;pt_BR
dc.subjectNatural Sciences;pt_BR
dc.subjectmethodologies.pt_BR
dc.titleA inclusão escolar de estudantes com síndrome de Down: um estudo sobre as metodologias para o ensino de Ciências da Naturezapt_BR
dc.title.alternativeThe school inclusion of students with Down syndrome: a study on methodologies for teaching Natural Sciencespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATHIANESANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso335,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.