Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7162
Título: Aulas práticas como mediação pedagógica para o ensino de química no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Practical classes as pedagogical mediation for teaching chemistry in high school
Autor(es): COSTA, Thalía Santos
Palavras-chave: experimentação;
aulas práticas;
ensino de química;
ensino médio;
experimentation;
chemistry teaching;
high school.
Data do documento: 20-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A experimentação nas aulas práticas de química é atrativa, é um recurso de aprendizagem para os alunos e torna as aulas mais prazerosas. As atividades experimentais são capazes de despertar nos discentes a relação da teoria com a prática e fazendo um elo com o que é aprendido em sala de aula com o visto em seu cotidiano. O objetivo geral desta pesquisa é discutir a importância da experimentação/aulas práticas de Química no primeiro ano do Ensino Médio. Como metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa com caráter descritivo, sendo a pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola de ensino médio no município de Água Doce- MA no povoado de Cana Brava. Aplicou-se um questionário para o professor e outro questionário para dez alunos da turma escolhida. O professor relatou que apesar de a escola não possuir um laboratório de química ele utiliza outros meios, como vídeos de experimentos do YouTube. Os alunos relataram sua dificuldade em aprender química, mencionaram alguns experimentos realizados e apontaram que na ausência de um laboratório, pode-se fazer experimentos simples dentro da sala de aula, como recurso alternativo. De forma geral, muitas escolas não têm ambientes propícios para o desenvolvimento de aulas práticas de química, tornando o aprendizado dos alunos do 1° ano ainda mais difícil. Na escola analisada não é diferente da constatação geral, não há laboratório de química e os alunos do 1° ano sentem uma dificuldade ainda maior para compreender os conteúdos ministrados.__ABSTRACT: Experimentation in chemistry classes is attractive; it is a learning resource for students and makes classes more enjoyable. Experimental activities are able to awaken in students the relationship between theory and practice and make the link between what is learned in the classroom and what is seen in their daily lives. The general objective of this research is to discuss the importance of experimentation in Chemistry classes in the first year of high school. As a methodology, a qualitative approach with a descriptive character was adopted, with bibliographical and field research. The field research was carried out in a high school in the municipality of Água Doce-MA in the village of Cana Brava. A questionnaire was applied to the teacher and another questionnaire to ten students in the chosen class. The teacher reported that although the school does not have a chemistry laboratory, he uses other means, such as videos of experiments on YouTube. Students reported their difficulty in learning chemistry, mentioned some experiments carried out and pointed out that in the absence of a laboratory, simple experiments can be carried out in the classroom, as an alternative resource. In general, many schools do not have environments conducive to the development of practical chemistry classes, making learning for 1st year students even more difficult. In the analyzed school, it is not different from the general observation; there is no chemistry laboratory and the 1st year students experience even greater difficulty in assimilating the contents taught.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7162
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THALIASANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso474,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.