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http://hdl.handle.net/123456789/7176
Título: | Autopercepção da abordagem centrada na pessoa entre médicos da atenção primária à saúde |
Título(s) alternativo(s): | Self-perception of person-centered approach among primary health care physicians |
Autor(es): | BATISTA, Isabella Lima Chagas Reis |
Palavras-chave: | atenção primária à saúde; relações médico-paciente; assistência centrada no paciente; primary health care; doctor-patient relations; centered assistance in the patient. |
Data do documento: | 8-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) aborda a integralidade por meio de uma escuta atenta e qualificada. A atenção primária é foco da saúde e da educação médica e ambos visam a integralidade. Objetivou-se, então, analisar, na atenção primária à saúde, as diferenças entre a abordagem deste método durante a consulta por médicos que exercem atividades docentes assistenciais e pelos que não as exercem. Estudo observacional, analítico, transversal, de abordagem quantitativa, realizado durante período de 2020 e 2021. Utilizado questionário de Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa (PCCP) validado, em uma versão curta denominada “Autoavaliação e avaliação da comunicação com as pessoas – avaliação feita pelo especialista”, apresentada por Stewart et al. Entre os médicos preceptores, identificou-se tempo médio de conclusão da graduação de 3,21 anos e predominou sexo feminino (64,7%), e proveniência de instituições públicas (53%). Entre os participantes não preceptores encontrouse o oposto e o tempo médio de graduação foi de 2,4 anos. A maioria entre os dois grupos afirmou saber a respeito do método. No escore médio total e no terceiro componente do método, os médicos tutores tiveram menor desempenho. Ambos os grupos obtiveram a mesma média no primeiro componente. No segundo componente do método, o grupo de preceptores desenvolveram melhor o método. Nesse panorama, percebeu-se que ainda há obstáculos a serem superados na consolidação desse método na rede de atenção básica, o que pode contribuir para a melhoria dos serviços fornecidos.__ABSTRACT: The Person-Centered Clinical Method (MCCP) approaches comprehensiveness through a attentive and qualified listening. Primary care is the focus of health and medical education and both aim for completeness. The objective, then, was to analyze, in primary health care, the differences between the approach of this method during consultation by doctors who carry out teaching assistants and those who do not exercise them. Observational, analytical, cross-sectional study, quantitative approach, carried out during the period 2020 and 2021. A questionnaire was used validated Person-Centered Care Perception (PCCP) in a short version called “Self-assessment and assessment of communication with people – assessment carried out by the specialist”, presented by Stewart et al. Among preceptor doctors, time was identified average degree completion time of 3.21 years and there was a predominance of females (64.7%), and originating from public institutions (53%). Among non-preceptor participants, the opposite was found and the average graduation time was 2.4 years. The majority between the two groups claimed to know about the method. In the total average score and in the third component of the method, tutor doctors had lower performance. Both groups had the same average in the first component. In the second component of the method, the group of preceptors developed the method better. In this panorama, it was clear that there are still obstacles to be overcome in the consolidation of this method in the primary care network, which can contribute to improve the services provided. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7176 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
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IsabellaLima.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 222,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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