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dc.contributor.authorTAVARES, Thalia Cristina Diniz-
dc.date.accessioned2023-12-11T15:53:28Z-
dc.date.available2023-12-11T15:53:28Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7191-
dc.descriptionABSTRACT The main objective of this work is to identify the marketing strategies developed by hotel enterprises in the city of São Luís do Maranhão to face the COVID-19 pandemic. Additionally, the strategies envisaged for the post-pandemic period adopted by the enterprises were identified. The chosen method was the study of multiple cases with qualitative, descriptive and exploratory analysis, where three lodging facilities in São Luís were interviewed, two hotels and one hostel. Data was collected through a semi- structured script containing the category: Marketing management, and subcategories: pre-crisis management, crisis management (product, price, place, promotion, people, processes, physical evidence and post management –crisis). The content analysis technique was adopted. The results indicate that the strategies adopted before the crisis refer to the use of social media, sales in different distribution channels and sponsorship of events that increase the company's visibility. During the pandemic, the highlights are the strategies for offering services to new audiences, activities on social media, new measures for assistance, the adoption of health protocols in all sectors and the insertion of protective equipment and/or information for guidance. For the post- pandemic period companies intend to develop or intensify hygiene measures and increase the frequency of action on social media and consolidate customer safety.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho tem como objetivo principal de identificar as estratégias de marketing desenvolvidas pelos empreendimentos hoteleiros da cidade de São Luís do Maranhão para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Adicionalmente, identificaram-se as estratégias vislumbradas para o período pós-pandemia adotada pelos empreendimentos. O método considerado foi o estudo de múltiplos casos com análise qualitativa, descritiva e exploratória, onde foram entrevistados três meios de hospedagem de São Luís, sendo dois hotéis e um hostel. Os dados foram coletados através de um roteiro semiestruturado contendo a categoria: Gestão de marketing, e subcategorias: gestão pré-crise, gestão de crise (produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, physical evidence (evidência física)) e gestão pós-crise. Adotou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que as estratégias adotadas antes da crise se referem à utilização de mídias sociais, vendas em diferentes canais de distribuição e patrocínio de eventos que ampliam a visibilidade da empresa. Durante a pandemia destacam-se as estratégias de oferta de serviço a novos públicos, atuação nas mídias sociais, novas medidas de atendimento, adoção dos protocolos sanitários em todos os setores e Inserção de equipamentos de proteção e/ou informativos para orientação. Para o pós-pandemia as empresas tem a intenção em desenvolver ou intensificar as medidas de higienização e ampliar a frequência da atuação em mídias sociais e consolidar a segurança dos clientes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectestratégias;pt_BR
dc.subjectmarketing;pt_BR
dc.subjectCovid-19;pt_BR
dc.subjectmeios de hospedagem.pt_BR
dc.subjectmarketing;pt_BR
dc.subjectCovid-19;pt_BR
dc.subjectlodging companies.pt_BR
dc.titleGestão de marketing na Hotelaria de São Luís do Maranhão durante a pandemia da COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeMarketing management in the Hotel Industry of São Luís do Maranhão during the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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