Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7192
Título: As contribuições das aulas especializadas de Educação Física para o aluno autista: artigo de revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): The contributions of specialized Physical Education classes for autistic students: a systematic review article
Autor(es): ROLAND, Alisson Leno Mendes
Palavras-chave: Transtorno Do Espectro Autista;
Aulas De Educação Física;
benefícios;
contribuições.
Autism Spectrum Disorder;
Physical Education Classes;
benefits;
contributions.
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise abrangente das principais contribuições das aulas especializadas de educação física para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A investigação destaca os benefícios da participação dessas crianças em aulas especializadas de educação física, respaldada por dados obtidos por meio de uma revisão sistemática da literatura. Diante do crescente número de crianças diagnosticadas com TEA, evidencia-se a necessidade de ampliar e redefinir as pesquisas direcionadas à Educação Física e suas implicações no TEA, visando aprimorar a qualidade de vida na fase adulta. O papel crucial da Educação Física para alunos com TEA reside não apenas no processo de ensino e aprendizagem, mas também na facilitação da socialização, sociabilidade e desenvolvimento de habilidades comunicativas e comportamentais. Nesse contexto, a pesquisa realizou uma revisão sistemática, explorando bases de dados, incluindo PubMed, via MEDLINE, LILACS, SciELO e BIREME, resultando em uma seleção de 45 estudos, dos quais apenas 12 satisfizeram os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados demonstram que a Educação Física desempenha um papel significativo no neurodesenvolvimento de alunos com TEA, uma vez que as práticas corporais nesse contexto promovem melhorias na vida e nas habilidades dessas crianças. Os professores, ao proporcionarem estímulos variados durante as aulas, permitem que os alunos realizem uma ampla gama de movimentos, promovendo o desenvolvimento global. Além dos benefícios físico-motores, a inclusão do aluno autista nas aulas de educação física contribui para sua integração mais coesa e significativa no ambiente escolar. Entretanto, os artigos analisados e selecionados revelam a escassez de trabalhos que descrevam o diagnóstico do TEA e as contribuições específicas das aulas de educação física para alunos autistas, ressaltando a necessidade de mais pesquisas nesse campo.
Descrição: ABSTRACT The present article aims to conduct a comprehensive analysis of the main contributions of physical education classes for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The investigation highlights the benefits of these children's participation in specialized physical education classes, supported by data obtained through a systematic literature review. Given the increasing number of children diagnosed with ASD, there is a need to expand and redefine research directed towards Physical Education and its implications for ASD, with the aim of improving quality of life in adulthood. The crucial role of Physical Education for students with ASD lies not only in the teaching and learning process but also in facilitating socialization, sociability, and the development of communicative and behavioral skills. In this context, the research conducted a systematic review, exploring databases including PubMed, via MEDLINE, LILACS, SciELO, and BIREME, resulting in a selection of 45 studies, of which only 12 met the inclusion and exclusion criteria. The results demonstrate that Physical Education plays a significant role in the neurodevelopment of students with ASD, as bodily practices in this context promote improvements in the lives and skills of these children. Teachers, by providing diverse stimuli during the classes, enable students to perform a wide range of movements, promoting overall development. In addition to the physical-motor benefits, the inclusion of autistic students in physical education classes contributes to their more cohesive and meaningful integration in the school environment. However, the analyzed and selected articles reveal a scarcity of works describing the diagnosis of ASD and the specific contributions of physical education classes for autistic students, highlighting the need for further research in this field.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7192
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlissonLenoMendesRoland.pdfTrabalho de Conclusão de Curso593,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.