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Título: O papel do professor de Educação Física na inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista na escola: uma revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): The role of the Physical Education teacher in the inclusion of students with autism spectrum disorder in school: a literature review
Autor(es): PEREIRA, Karoline Campo
Palavras-chave: Educação Física escolar;
Educação Inclusiva;
TEA.
School Physical Education;
Inclusive education;
TEA
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido foco de inúmeras discussões por profissionais multidisciplinares que desempenham um trabalho para auxiliar os familiares e instituições que atuam para a aprendizagem dessas crianças. O grande número de diagnósticos referente a esse transtorno aponta a necessidade de maiores intervenções de estudos e pesquisas para auxiliar, compreender e atender a grande demanda que provém diante desses desafios como as principais características do TEA. O presente estudo tem como finalidade evidenciar os desafios do professor de educação física com crianças autistas a partir de uma revisão sistematizada da literatura com base nas produções entre 2010 e 2021 nas bases de dados Scielo, Google acadêmico e Lilacs utilizando os descritores Educação Física Escolar; Educação Física Inclusiva e TEA, analisando apenas produções em português. Participaram da análise dez artigos, cujos resultados foram caracterizados em dois eixos de compreensão: 1)práticas e metodologias utilizadas nas aulas de educação física e 2)principais desafios e dificuldades para a prática docente.Os resultados apresentaram a insatisfação do professor com a formação e carência de conhecimentos na sua área de atuação, apontam ainda que os professores utilizam atividades recreativas para ações lúdicas nas aulas sem necessariamente a construção eficiente para o acompanhamento específico dos alunos com TEA. A influência do profissional no acompanhamento desse aluno no ambiente escolar é de fundamental importância e indispensável a capacitação contínua do professor.
Descrição: ABSTRACT Autism Spectrum Disorder (ASD) has been the focus of countless discussions by multidisciplinary professionals who work to help families and institutions that work to help these children learn. The large number of diagnoses regarding this disorder highlights the need for greater study and research interventions to assist, understand and meet the great demand that arises from these challenges as the main characteristics of ASD. The present study aims to highlight the challenges faced by physical education teachers with autistic children based on a systematic review of the literature based on productions between 2010 and 2021 in the Scielo, Google Scholar and Lilacs databases using the descriptors School Physical Education; Inclusive Physical Education and TEA, analyzing only productions in Portuguese. Ten articles participated in the analysis, the results of which were characterized in two axes of understanding: 1) practices and methodologies used in physical education classes and 2) main challenges and difficulties for teaching practice. The results showed the teacher's dissatisfaction with the training and lack of knowledge in their area of expertise, they also point out that teachers use recreational activities for playful actions in classes without necessarily efficient construction for specific monitoring of students with ASD. The professional's influence in monitoring this student in the school environment is of fundamental importance and essential to the teacher's ongoing training.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7195
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

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