Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7196
Título: MERCADO DA CARNE: uma análise da adesão da população a modelos alimentares que não apresentam a carne animal como protagonista
Título(s) alternativo(s): MEAT MARKET: an analysis of population adherence to food models that do not feature animal meat as the protagonist
Autor(es): FRANÇA, Abnayah Costa da Silva
Palavras-chave: Mercado;
Carne animal;
Carne não-animal;
Proteína;
Equilíbrio
Market;
Animal meat;
Plant-based meat;
Protein;
Balance
Data do documento: 12-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: Dada a grande abrangência do mercado da carne e a sua estabilidade no dia a dia da população, nasceu-se a curiosidade sobre a raiz da sua força, e o questionamento se esta é uma força absoluta, ou se pode vir a desmoronar, em um futuro com novas culturas alimentares. Estabelece-se quatro pilares a qual a Estrutura e Funcionamento do Mercado da Carne se sustenta: O ideal de Saúde; o Meio Ambiente como fator menosprezado; o Mercado, como objeto de funcionamento e passível de alterações; e a Psicologia como fator intrínseco para que o Mercado da Carne não desmorone. A metodologia desta pesquisa é exploratória e etnográfica, realizada através de aplicação de questionário, não havendo amostra escolhida. A pesquisa de campo teve resultados concretos de que o mercado é estável, mas a geração Z, em sua maioria, apesar de consumir carne animal, defende o direito de que as próximas gerações possam escolher se desejam continuar com os mesmos hábitos alimentares, ou seguir para modelos que não utilizem carne animal.
Descrição: Having presented the scenario of great prospect of the meat market and its stability in the daily life of the population, a curiosity was born about the root of its strength, and the questioning whether it is an absolute force, or could it collapse, in a future with new food cultures. Four pillars are established where the Structure and Functioning of the Meat Market is based: The ideal of Health; the Environment as an undervalue factor; the Market, as an object of operation and subordinate to alterations; and Psychology as an intrinsic factor for the Meat Market not to downfall. The methodology of this research is exploratory and ethnographic, carried out through the application of a questionnaire, with no chosen sample. Field research had concrete results that the market is stable, but the generation Z in the majority, despite eating animal meat, argues that the next generations should be able to choose whether they want to keep maintaining the same eating habits, or move on to models that do not use animal meat.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7196
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABNAYAH_COSTA_DA_SILVA_FRANCA___TCC.pdfTCC de Graduação442,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.