Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7197
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dc.contributor.authorCARNEIRO FILHO, Alexsander Ferreira-
dc.date.accessioned2023-12-21T14:11:04Z-
dc.date.available2023-12-21T14:11:04Z-
dc.date.issued2023-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7197-
dc.descriptionWith an interest in knowing to what extent Business Process Outsourcing (BPO) can contribute to greater control of financial activities and, consecutively, provide growth to micro and research companies, this article aims to analyze the perception of business managers about the importance of BPO as a control and growth tool for micro and small companies. The research is cross-prospective, with a descriptive-exploratory case study and a quantitative-qualitative approach, using a semi-structured questionnaire as an instrument for data collection. The survey results showed that the sociodemographic profile of the managers who implemented the BPO in their micro-enterprise or in their small business is formed by male individuals, aged between 21 and 40 years old, who are post-graduated, natural and live in the capital of Maranhão and have between 1 and 3 years of professional experience. The conceptual perception they have of BPO consists of the fact that it is a management method based on the outsourcing of secondary activities (accounting-financial) with the use of technologies. Cost reduction was identified as the main benefit of implementing BPO. On the other hand, the scarcity of resources to invest in training courses and the lack of support from senior management were identified as the main difficulties encountered in implementing the BPO. Investment in training courses and the search for references from the outsourced company that will execute the BPO were identified as the main strategies to improve the use of this tool in micro and small companies. It is concluded that the implementation of BPO allows companies to concentrate synergies in final activities, leaving the middle activities with the outsourced company, which enables cost reduction and subsequent growth in the face of the competitive market.pt_BR
dc.description.abstractCom interesse em saber até que ponto o Business Process Outsourcing (BPO) pode contribuir para maior controle das atividades financeiras e, consecutivamente, proporcionar crescimento as micro e pesquisas empresas, este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos gestores empresariais sobre a importância do BPO como ferramenta de controle e crescimento de micro e pequenas empresas. A pesquisa é do tipo transversal-prospectiva, com estudo de caso descritivo-exploratório e abordagem quantitativo-qualitativa, tendo o questionário semiestruturado como instrumento da coleta de dados. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o perfil sociodemográfico dos gestores que implementaram o BPO na sua microempresa ou na sua empresa de pequeno porte é formado por indivíduos do sexo masculino, com idade entre 21 e 40 anos, são pós-graduados, naturais e residem na capital maranhense e possuem entre 1e 3 anos de experiência profissional. A percepção conceitual que possuem do BPO consiste no fato de ser um método de gerenciamento baseado na terceirização de atividades- meio (contábil-financeira) com o emprego de tecnologias. A redução de custo foi apontada como o principal benefício da implementação do BPO. Por outro lado, a escassez recursos para investir em cursos de capacitação e a falta de apoio da alta gestão foram apontadas como as principais dificuldades encontradas para implementar o BPO. O investimento em cursos de capacitação e a busca por referências da empresa terceirizada que executará o BPO foram apontadas como as principais estratégias para melhorar o uso dessa ferramenta nas microempresas e empresas de pequeno porte. Conclui-se que a implementação do BPO possibilita as empresas concentrar sinergias nas atividades finalísticas, deixando as atividades- meio com a empresa terceirizada, o que possibilita a redução de custos e o posterior crescimento diante do competitivo mercado.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectBPO;pt_BR
dc.subjectGestão;pt_BR
dc.subjectRedução;pt_BR
dc.subjectCustos;pt_BR
dc.subjectCrescimentopt_BR
dc.subjectBPO;pt_BR
dc.subjectManagement;pt_BR
dc.subjectReduction;pt_BR
dc.subjectCosts;pt_BR
dc.subjectGrowthpt_BR
dc.titleBPO COMO FERRAMENTA DE CONTROLE E CRESCIMENTO DE MICRO EMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTEpt_BR
dc.title.alternativeBPO AS A MICRO CONTROL AND GROWTH TOOL COMPANIES AND SMALL COMPANIESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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