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dc.contributor.authorMELLO, Carla Ravena Sousa Bugarin de-
dc.date.accessioned2023-12-21T14:39:58Z-
dc.date.available2023-12-21T14:39:58Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7202-
dc.descriptionThis article aims to carry out an analysis on the implementation of the requirements established in Law 13.146/2015 in relation to accessibility for people with disabilities (PCD) in public administration and how this manifests itself in the case of a federal university. This legislation came into force in 2016, representing a significant advance in terms of protecting the rights of PCDs and, for this reason, it was considered relevant in the field of public administration to analyze the efficiency of the established inclusion. This is a descriptive research and the inductive method was applied, considering that it was a specific case for a general one, through a case study. The research techniques were bibliographical, documentary and a questionnaire was applied to the academic community of a federal university for the purpose of analyzing the perception of the inclusion of PCDs by respondents in recent years, considering that the report that guides the present research is from 2016. Thus, it was concluded that from the federal university under study, there is still much to advance to that public administration manages to include people with disabilities in the most diverse areas of public institutions.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como propósito realizar uma análise sobre a implementação dos requisitos estabelecidos na Lei 13.146/2015 em relação à acessibilidade de pessoas com deficiência (PCD) na administração pública e como isso se manifesta no caso de uma universidade federal. A referida legislação entrou em vigor no ano de 2016 representando expressivo avanço quanto à proteção dos direitos das PCDs e, por esse motivo, se apresentou como relevante no campo da administração pública analisar a eficiência da inclusão estabelecida. Trata-se de pesquisa descritiva e aplicou-se o método indutivo, considerando se tratar de caso específico para o geral, mediante estudo de caso. As técnicas de pesquisa foram a bibliográfica, documental e realizou-se a aplicação de questionário junto à comunidade acadêmica de uma universidade federal para fins de análise da percepção sobre a inclusão de PCDs pelos respondentes nos últimos anos, tendo em vista que o relatório que norteia a presente pesquisa é de 2016. Desse modo, concluiu-se que a partir da universidade federal em estudo, ainda há muito que se avançar para que a administração pública consiga incluir as pessoas com deficiência nos mais diversos âmbitos das instituições públicas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência;pt_BR
dc.subjectadministração pública;pt_BR
dc.subjectTribunal de Contas da União;pt_BR
dc.subjectFiscalizaçãopt_BR
dc.subjectDisabled people;pt_BR
dc.subjectpublic administration;pt_BR
dc.subjectCourt Union Accounts;pt_BR
dc.subjectOversightpt_BR
dc.titleA INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: análise da implementação dos requisitos de acessibilidade e sua eficiência em uma universidade federalpt_BR
dc.title.alternativeTHE SOCIAL INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN PUBLIC ADMINISTRATION: analysis of the implementation of accessibility requirements and its efficiency in a federal universitypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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