Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7205
Título: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA PEQUENAS EMPRESAS NA ERA DIGITAL: estratégias de desenvolvimento e sobrevivência organizacional
Título(s) alternativo(s): CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR SMALL BUSINESSES IN THE DIGITAL ERA: organizational development and survival strategies
Autor(es): BARBOSA, Cleiton das Neves
Palavras-chave: Pequenas empresas;
Era digital;
Desenvolvimento organizacional
Small businesses;
Digital age;
Organizational development
Data do documento: 14-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho aborda sobre desafios e oportunidades para pequenas empresas na era digital destacando as estratégias de desenvolvimento e sobrevivência organizacional, tendo em vista que o mercado contemporâneo aliado a novas tecnologias de informação tem promovido a interação do consumidor com o produto. Todavia a problemática em torno desse trabalho consiste em responder quais são os principais desafios enfrentados pelas pequenas empresas na era digital e quais estratégias podem ser adotadas para promover seu desenvolvimento e sobrevivência em um ambiente de negócios altamente competitivo e tecnologicamente avançado. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral de pesquisa conhecer os principais desafios enfrentados pelas pequenas empresas na era digital, bem como, as estratégias adotadas para promover seu desenvolvimento e sobrevivência em um ambiente de negócios altamente competitivo e tecnologicamente avançado. Para tanto, o percurso metodológico utilizado foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica, subsidiada por análise empírica realizada com dez empresas do ramo de confecções. Com base nos resultados da pesquisa, chegou-se a conclusão que o acesso aos canais de comunicação por meio dos meios digitais é uma realidade vigente por grande parte da sociedade e portanto tem alcançado grande potencial mercadológico, sobretudo frente ao atual mercado contemporâneo.
Descrição: This paper deals with challenges and opportunities for small businesses in the digital age, highlighting organizational development and survival strategies, considering that the contemporary market, combined with new information technologies, has promoted consumer interaction with the product. However, the problem surrounding this work consists of answering what are the main challenges faced by small companies in the digital age and what strategies can be adopted to promote their development and survival in a highly competitive and technologically advanced business environment? In this context, the present work has the general research objective of knowing the main challenges faced by small companies in the digital age, as well as the strategies adopted to promote their development and survival in a highly competitive and technologically advanced business environment. To this end, the methodological path used was conducted through bibliographical research, supported by empirical analysis carried out with ten companies in the clothing industry. Based on the research results, it was concluded that access to communication channels through digital media is a current reality for a large part of society and therefore has achieved great marketing potential, especially in the current contemporary market.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7205
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEITON_DAS_NEVES_BARBOSA___TCC.pdfTCC de Graduação392,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.