Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7213
Título: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Uma análise através da percepção dos Operadores de Telemarketing do Call Center da APAE de São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): QUALITY OF LIFE AT WORK: An analysis through perception of Telemarketing Operators at the APAE Call Center in São Luís - MA
Autor(es): PASSOS, Larissa Coelho dos
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho;
Operadores de Telemarketing;
APAE
Quality of life at work;
Telemarketers;
APAE
Data do documento: 13-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A Qualidade de Vida no Trabalho é fator primordial para garantir a satisfação profissional do colaborador no Ambiente de trabalho. Sendo assim, o presente estudo possui como problema de pesquisa responder: Qual é o nível de satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho, dos Operadores de Telemarketing do Call Center da Instituição Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da Cidade de São Luís – MA?. E como objetivo geral da pesquisa, buscou-se analisar o nível de satisfação com a Qualidade de Vida do Trabalho (QVT), dos Operadores de Telemarketing do Call Center da Instituição Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da Cidade de São Luís – MA. Para tal, realizou-se um estudo de caso de caráter exploratório, de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de um questionário com 28 questões (vinte e oito questões) que foi respondido por 80% do quadro de Operadores da instituição. Como modelo para aferir sobre a QVT no Call Center da APAE, adotou-se o modelo de Walton (1973) que compreende 8 categorias (Compensação justa e adequada; Condições de trabalho; Uso e desenvolvimento de capacidades; Oportunidade de crescimento e segurança; Integração social na organização; Constitucionalismo; O trabalho e o espaço de vida total; Relevância social do trabalho na vida). Como conclusão após análise dos dados obtidos, observou-se que a percepção dos operadores, quanto aos aspectos avaliados da QVT no seu ambiente de trabalho, é bastante satisfatória, o que demostra que a instituição se preocupa em manter um ambiente saudável aos seus colaboradores.
Descrição: The Quality of Life at Work is a primordial factor to guarantee the professional satisfaction of the collaborator in the Work Environment. Therefore, the present study has as a research problem to answer: What is the level of satisfaction with the Quality of Life at Work, of the Telemarketing Operators of the Call Center of the Institution Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) of the City of São Paulo? Luís – MA?. And as a general objective of the research, we sought to analyze the level of satisfaction with the Quality of Working Life (QVT), of the Telemarketing Operators of the Call Center of the Institution Association of Parents and Friends of the Disabled (APAE) of the City of São Luís – MA. For this, an exploratory case study was carried out, with a quali-quantitative approach, with the application of a questionnaire with 28 questions (twenty-eight questions) which was answered by 80% of the institution's Operators. As a model to assess QWL in the APAE Call Center, Walton's model (1973) was adopted, comprising 8 categories (Fair and adequate compensation; Working conditions; Use and development of skills; Opportunity for growth and security; Integration organization; Constitutionalism; Work and the total life space; Social relevance of work in life). As a conclusion after analyzing the data obtained, it was observed that the perception of the operators, regarding the evaluated aspects of the QWL in their work environment, is quite satisfactory, which demonstrates that the institution is concerned with maintaining a healthy environment for its employees.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7213
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