Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOARES, Rita de Cássia de Sá | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T14:06:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T14:06:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7224 | - |
dc.description | Afforestation contributes to social, environmental and even aesthetic issues, as the presence of plants in the school environment serves as an awareness for students in relation to preservation, the act of cultivating and caring for the planet. Given the aforementioned, Environmental Education brings basic concepts to work on sustainability, as well as practices that address the planting and conservation of plant seedlings. The present work aims to understand the students' perception about afforestation and several factors that impact on the issue of afforestation in a public school in the rural area of Pinheiro (MA), since the native flora predominates in the place, which could become a relevant strategy for Environmental Education purposes. Therefore, the objective of this work was to promote Environmental Education in the school space based on practices and discussion about afforestation, as well as to raise awareness about the importance of sustainability and the development of a space for leisure and recreation. The benefits of afforestation in the school environment in the rural area were discussed, promoting its improvement. Afforestation was presented as a proposal for sustainability in the school community, describing the importance of afforestation for the development of practical activities at school. Through this study it was possible to diagnose a precariousness related to the students' knowledge. In this way, it is essential to implement educational measures such as Environmental Awareness campaigns, in particular on afforestation, as well as prospects for carrying out interventional dissemination measures, such as lectures. | pt_BR |
dc.description.abstract | A arborização contribui com questões sociais, ambientais e ainda para estética, pois a presença de plantas no ambiente escolar serve como consciência para os alunos em relação a preservação, o ato de cultivar e cuidar do planeta. Diante do citado, a Educação Ambiental traz conceitos básicos para trabalhar a sustentabilidade, assim como práticas que abordem o plantio e a conservação de mudas de plantas. O presente trabalho visa compreender a percepção dos alunos sobre arborização e diversos fatores que impactam na questão da arborização em uma escola pública da zona rural de Pinheiro (MA), visto que no local predomina a flora nativa, o que poderia se tornar relevante estratégia para fins de Educação Ambiental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi promover a Educação Ambiental no espaço escolar a partir de práticas e discussão sobre a arborização, assim como iniciar conscientização sobre a importância da sustentabilidade e o desenvolvimento de um espaço de lazer e recreação. Foram discutidos os benefícios da arborização no ambiente escolar da zona rural, promovendo a melhoria dele. A arborização foi apresentada como proposta de sustentabilidade na comunidade escolar, descrevendo a importância da arborização para o desenvolvimento de atividades práticas na escola. Através deste estudo foi possível diagnosticar uma precariedade relacionada ao conhecimento dos alunos. Desta maneira, é indispensável a implantação de medidas educativas como campanhas de Conscientização Ambiental, em especial sobre arborização, bem como perspectivas de realização de medidas interventivas de divulgação, como palestras. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Árvores; | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental; | pt_BR |
dc.subject | aula prática; | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Trees; | pt_BR |
dc.subject | Environmental education; | pt_BR |
dc.subject | practical class; | pt_BR |
dc.subject | Biology | pt_BR |
dc.title | ARBORIZAÇÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DA ZONA RURAL DE PINHEIRO, MA | pt_BR |
dc.title.alternative | SCHOOL AFFORATION AS A TEACHING STRATEGY FOR HIGH SCHOOL STUDENTS RURAL AREA OF PINHEIRO, MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC___RITA_SOARES_VERSAO_FINAL_.pdf | TCC de Graduação | 922,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.