Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7227
Título: Belas, mas tóxicas: sequência didática para o ensino de Botânica utilizando a temática de plantas tóxicas ornamentais
Título(s) alternativo(s): Beautiful, but toxic: didactic sequence for teaching Botany using the theme of toxic ornamental plants
Autor(es): SILVA, Brenda de Cássia Melo da
Palavras-chave: Educação;
Biologia e Intoxicação
Education;
Biology and Intoxication
Data do documento: 17-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: As plantas produzem em seu interior componentes orgânicos que podem ser classificados como metabólitos primários e secundários, os primeiros são considerados essenciais para crescimento e desenvolvimento vegetal: as proteínas, a clorofila, os ácidos nucleicos e os hidratos de carbono. Já o segundo grupo está relacionado com a produção de terpenóides, saponinas, alcalóides e outras substâncias que visam a adaptação e sobrevivência das plantas no meio em que vivem. Caso esses compostos entrem em contato com a pele, sejam inalados ou ingeridos podem causar reações adversas e até mesmo levar a óbito. A principal causa desses incidentes, é a falta de informação da população sobre o potencial tóxico dessas plantas. O presente trabalho tem por objetivo fazer um levantamento de espécies de plantas tóxicas encontradas em uma escola pública de ensino médio de Pinheiro, MA; observar o conhecimento prévio dos alunos sobre essa problemática, assim como realizar uma abordagem em sala de aula alertando sobre os riscos de plantas ornamentais tóxicas e tratando de maneira geral sobre o uso cultural e fitoterápico de plantas tóxicas. Durante a elaboração do trabalho considerou-se pesquisas em artigos científicos, revistas, guias de identificação de plantas, sistemas nacionais de informação, livros e sites universitários. A pesquisa aconteceu no segundo semestre de 2022. O público alvo da pesquisa foram alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio. O critério de escolha da escola onde o projeto foi aplicado foi a presença de jardins ou canteiros com plantas ornamentais. A faixa etária dos alunos variou entre 16-20 anos. A metodologia que foi desenvolvida na escola, pesquisa-ação, contou com realização de pesquisa em conjunto com medidas intervencionistas. Notou-se que antes da pesquisa a maioria dos alunos conheciam pouco ou nada sobre o tema, estando assim mais suscetíveis às intoxicações. A Urtica dioica L. foi a espécie mais citada pelos alunos como causadora de intoxicações, apenas um aluno relatou intoxicação pela Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott. Contudo, é evidente a necessidade de alertar não só os alunos como a comunidade sobre os riscos causados por essas espécies que muitas vezes são cultivadas pela sua beleza, mas que escondem grande perigo. Para isso outras medidas precisam ser tomadas para informar a população e assim reduzir os casos de intoxicações no país.
Descrição: The plants produce inside organic components that can be classified as primary and secondary metabolites, the first are considered essential for plant growth and development: proteins, chlorophyll, nucleic acids and carbohydrates. The second group is related to the production of terpenoids, saponins, alkaloids and other substances aimed at the adaptation and survival of plants in the environment in which they live. If these compounds come into contact with the skin, are inhaled or ingested, they can cause adverse reactions and even lead to death. The main cause of these incidents is the population's lack of information about the toxic potential of these plants. This work aims to survey toxic plant species found in a public high school in Pinheiro, MA; observe the students' previous knowledge about this problem, as well as carry out an approach in the classroom warning about the risks of toxic ornamental plants and generally dealing with the cultural and phytotherapeutic use of toxic plants. During the elaboration of the work, research was considered in scientific articles, magazines, plant identification guides, national information systems, books and university websites. The survey took place in the second half of 2022. The target audience of the survey was students in the second and third years of high school. The criterion for choosing the school where the project was applied was the presence of gardens or flower beds with ornamental plants. The age range of the students varied between 16-20 years. The methodology that was developed at school, action-research, involved conducting research in conjunction with interventionist measures. It was noted that before the survey most students knew little or nothing about the subject, thus being more susceptible to intoxication. Urtica dioica L. was the species most cited by students as the cause of poisoning, only one student reported poisoning by Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott. However, there is a clear need to warn not only students but also the community about the risks caused by these species, which are often cultivated for their beauty, but which hide great danger. For this, other measures need to be taken to inform the population and thus reduce cases of poisoning in the country.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7227
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Brenda_Versao_biblioteca.pdfTCC de Graduação119,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.