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Título: INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: Desafios e possibilidades para os professores em Pinheiro - MA
Título(s) alternativo(s): INCLUSION OF STUDENTS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER – ASD: Challenges and possibilities for teachers in Pinheiro - MA
Autor(es): ARAÚJO, Talita de Fátima Souza
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista;
Inclusão escolar;
Corpo docente
Autistic Spectrum Disorder;
School inclusion;
Faculty
Data do documento: 21-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: No sentido amplo, a educação acompanha o homem no transcorrer da história, tendo em vista a educação informal desde as sociedades primitivas. De modo que a função de educar foi assumida por diversas instituições em diferentes momentos na sociedade. Destarte, a Educação Inclusiva faz parte de um movimento bastante amplo que busca proporcionar a todas as pessoas o direito de pertencer a um contexto escolar, baseado nos princípios de justiça e igualdade, ampliando as possibilidades de participação e aprendizado. Em razão desses pressupostos, a inclusão de alunos com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) no âmbito escolar requer cuidados, dentre eles, a preparação dos docentes, já que o processo de inclusão não se limita apenas à matrícula do aluno na escola regular. Desta forma, essa pesquisa consiste em realizar um estudo referente ao processo de inclusão dos alunos diagnosticados de TEA em uma escola municipal de ensino regular no Município de Pinheiro - MA. Trata-se de um estudo do tipo exploratório descritivo à luz de uma abordagem qualitativa. Esta pesquisa contou com a participação de 20 docentes atuantes na referida escola que trabalham com inclusão. Todos os participantes que concordaram em participar foram esclarecidos do objeto do estudo e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo-lhes garantido o sigilo de identidade, bem como assegurada a possibilidade de desistência, a qualquer momento. Através do questionário aplicado avaliou-se a compreensão dos docentes referente a inclusão dos alunos com TEA. Em suma, a população em análise, apresentou resultados favoráveis a uma efetiva inclusão de autistas no contexto educacional. Estão expressos em 3 vertentes: Saberes docentes sobre o processo de inclusão do aluno com TEA; Interação entre os pares no processo de inclusão do aluno com TEA; Estratégias adotadas nas práticas pedagógicas. Contudo, o processo de aprendizado é diferente para cada pessoa, onde o profissional deve desenvolver estratégias para que a educação se tornar acessível e com equidade. Nesse sentido, salienta-se a notoriedade de novos estudos que possam contribuir e evidenciar a importância do alinhamento entre professores e profissionais de diferentes áreas de conhecimento, favorecendo um trabalho multidisciplinar, e assim aprimorar novas metodologias de ensino que contemple o processo de inclusão de todos, sobretudo aos alunos autistas.
Descrição: In a broad sense, education accompanies man in the course of history, in view of informal education since primitive societies. So that the function of educating was assumed by several institutions at different times in society. Thus, Inclusive Education is part of a very broad movement that seeks to provide all people with the right to belong to a school context, based on the principles of justice and equality, expanding the possibilities of participation and learning. Due to these assumptions, the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the school environment requires care, including the preparation of teachers, since the inclusion process is not limited to the enrollment of students in regular schools. In this way, this research consists of carrying out a study regarding the process of inclusion of students diagnosed with ASD in a regular municipal school in the municipality of Pinheiro - MA. This is an exploratory descriptive study based on a qualitative approach. This research had the participation of 20 teachers working in that school who work with inclusion. All participants who agreed to participate were informed about the object of the study and signed the Free and Informed Consent Form, being guaranteed identity secrecy, as well as the possibility of withdrawing at any time. Through the applied questionnaire, the understanding of the professors regarding the inclusion of students with ASD was evaluated. In short, the population under analysis presented favorable results for an effective inclusion of autistic people in the educational context. They are expressed in 3 aspects: Teaching knowledge about the process of inclusion of students with ASD; Interaction between peers in the process of inclusion of students with ASD; Strategies adopted in pedagogical practices. However, the learning process is different for each person, where the professional must develop strategies so that education becomes accessible and equitable. In this sense, the notoriety of new studies that can contribute and highlight the importance of alignment between professors and professionals from different areas of knowledge is highlighted, favoring a multidisciplinary work, and thus improving new teaching methodologies that contemplate the process of inclusion of all, especially for autistic students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7229
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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